sexta-feira, 16 de novembro de 2012

UM CRIME - Barbet




Patê de fígado de ganso (foie Gras)

O foie Gras (pronúncia [fwɑ gʁɑ], ou "fuá-grá") – termo que em francês significa "fígado gordo" – é o fígado de um pato ou ganso que foi super-alimentado. Junto com as trufas, o foie Gras é considerado uma das maiores iguarias DA culinária francesa. Possui consistência amanteigada e sabor mais suave em relação ao fígado normal de pato ou ganso.
Wikipédia
Bem, o famoso "foie Gras" nada mais é do que uma lipidose hepática, ou seja, uma doença do fígado. Como consequência de uma alimentação forçada durante 4 semanas, OS fígados dos gansos e dos patos incham 6 a 12 vezes o tamanho normal.
Cada ano, cerca de 10 milhões de gansos e patos são criados com esse fim, produzindo 16800 toneladas dos seus fígados em todo o mundo (números de 1998). A França é a maior produtora, com quase 80. O restante "foie Gras" é produzido pela Hungria, Espanha, Israel, EUA, Bélgica, Bulgária e Roménia. A produção de fígado de ganso já foi banida na Alemanha, Dinamarca, Noruega e Polónia. Recentemente, Arnold Schwarzenegger, governador DA Califórnia, também aprovou uma lei que proíbe a alimentação forçada de gansos e patos para a produção de "foie Gras". No entanto, a lei só entrará em vigor depois de 2012 para Dar um prazo aos produtores para alterarem essa prática.

Durante 4 semanas OS patos e gansos têm uma alimentação forçada e são mantidos em pequenos compartimentos. Isso torna mais fácil agarrar as aves pelo pescoço e inserir-se, pela garganta abaixo, funis e tubos metálicos de alimentação. As aves são presas e forçadas a abrirem OS bicos para lhes introduzirem um cano de metal de 20 a 30 cm que vai até ao estômago. Então é accionada uma alavanca, que bombeia a ração de milho directamente para o estômago DA ave.

Em alguns casos colocam um anel elástico apertado no pescoço DA ave para o caso de ela tentar regurgitar a ração. Este processo ocorre 3 a 5 vezes por dia. E a ração é composta de milho cozido e às vezes inclui gordura de porco ou de outros gansos com sal.

Cada ave é forçada a ingerir até 3,5 kg de ração por dia, o que equivale a um humano ser forçado a comer 12,5 kg de macarrão. Como consequência DA alimentação forçada OS animais têm dificuldades em andar e respirar, entre outros danos físicos.

Um estudo concluiu que quase 10% das aves morrem com o estômago rebentado e com alimento a entrar no pulmão. Algumas apresentam também deformações nos bicos e doenças e infecções causadas pela sujidade dos tubos de alimentação.

Depois das 4 semanas de alimentação forçada OS patos e OS gansos são abatidos. Na maior parte das vezes OS fígados estão inchados de 6 até 12 vezes o tamanho normal, formando massas pálidas e inflamadas do tamanho de melões em vez de órgãos firmes, pequenos e sadios.

Apenas OS patos (machos) são usados para fazer o patê por produzirem fígados maiores e serem considerados mais resistentes às 4 semanas de tortura. As aves fêmeas são tratadas como lixo. Normalmente as fêmeas recém-nascidas são entulhadas em sacos de nylon, que são amarrados e colocados em latões com água a escaldar.

O "foie Gras" tem também consequências negativas para a saúde humana. 85% das calorias do patê são de gorduras - mais do dobro do que apresenta um hambúrguer. Essa gordura é em Grande parte ácido palmítico, uma gordura saturada conhecida por aumentar OS níveis de colesterol.
Veto ao foie Gras alimenta a Ira francesa
O presidente François Hollande e produtores do país criticam a decisão DA Califórnia de proibir venda DA iguaria
Donos de granja na França se amparam no Código Rural do país; ativistas condenam alimentação forçada

KIM WILLSHER
DO “OBSERVER”, EM FRESPECH, FRANÇA
O produtor de foie Gras Yves Boissière promete aos visitantes um giro abrangente pela sua granja em Frespech, no sudoeste DA França.
O ponto inicial é o "berçário" aquecido que abriga 800 filhotes de pato de dois dias de idade. O dia termina com um jantar com foie Gras no restaurante DA granja.
Mas uma parte importante do processo está ausente: trata-se do "gavage", a alimentação forçada dos animais. É isso que causa indignação nos defensores dos direitos dos animais e resultou em proibição à venda e produção de foie Gras no Estado DA Califórnia, nos EUA.
O presidente francês, François Hollande, assumiu o compromisso de combater a decisão californiana, que entrou em vigor em 1º de julho.
Não é a queda nas vendas que preocupa OS produtores franceses -o produto não tem Grande mercado do outro lado do Atlântico- e sim o medo de que a proibição se torne contagiosa, arruinando porção relevante DA herança gastronômica francesa.
Boissière não hesita em falar sobre OS detalhes do "gavage". Descreve como seus empregados bombeiam ração para OS estômagos dos patos a fim de tornar seus fígados gordurosos -é isso que significa "foie Gras"- elevando o peso dos órgãos a cerca de 500g, ou dez vezes o normal.
Ele oferece números e fatos: OS filhotes passam duas semanas "se aclimatando" no berçário, 12 semanas ao AR livre e depois por 13 dias de alimentação intensiva, começando com 200g de milho ao dia e subindo gradualmente para um quilo diário.
Mas a alimentação forçada não consta na visita guiada. Se OS visitantes pudessem assisti-la, teriam visto uma funcionária introduzindo OS tubos de alimentação na garganta dos animais, enquanto OS acalma com carícias nas suas penas peitorais.
Não há sinal evidente de crueldade, o que torna curiosa a omissão de Boissière.
NA TRINCHEIRA
Um estudo científico aceito em 1998 pela Comissão Europeia constatou que o índice de fatalidade entre OS animais alimentados à força era até 20 vezes superior ao registrado entre animais alimentados normalmente.
O relatório descreve o foie Gras como "fígado patológico" de uma ave "com esteatose hepática" -acumulação de células gordurosas que, em seres humanos, seria usualmente causada por abuso de álcool ou obesidade.
Como resultado, a alimentação forçada está proibida em países como Reino Unido, Alemanha e Itália.
Os produtores, entretanto, contam com um trunfo: segundo o Código Rural francês de 2006, "o foie Gras é parte DA herança cultural e gastronômica protegida DA França. Por 'foie Gras', entende-se o fígado de um pato ou ganso engordado especificamente por alimentação forçada".
Argumentam que patos migratórios se enchem de comida para longas jornadas, e o "gavage" é extensão desse processo natural.
VOTOS E PATOS
Boissière diz que a decisão californiana é um erro e quer que o governo francês a conteste. "Creio que resulte DA incompreensão e que tenha sido adotada porque é um jeito fácil de conquistar votos, mas se baseia na ignorância quanto aos fatos", afirma.
Brigitte Gothière, do grupo "Stop Gavage", surgido na França, discorda completamente. "Não estamos falando em conceder o direito de voto aos patos. O ponto é o respeito a um ser vivo. Os patos usados para o foie Gras jamais migraram", diz. "Os granjeiros argumentam que a alimentação forçada é reversível e não causa doenças. Isso não é verdade".
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário