segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CONFLITO CULTURAL HOJE E NA NASCENTE IGREJA EM JERUSALÉM - Bismarck Frota Xerez

Nós crentes somos portadores de uma Historia de quatro mil anos, registrada na Biblia.
Além de iluminar a nossa fé, a biblia, como testemunho de UM POVO que tem em comum uma Historia, esta Historia pode ajudar a iluminar os conflitos vividos hoje.
Trago a pessoa de Felipe como descrito nos Atos dos Apostolos.
Como crentes vemos nela a Historia do nosso começo como Igreja.
PODEMOS VER E APRENDER OUTRAS LIÇÕES da experiencia dos que nos antecederam.
Vejamos:
O capitulo 6 descreve a escolha dos sete diáconos, quando "os fiéis de lingua grega começaram a queixar-se dos fiéis de lingua hebraica" (Atos capitulo 6 versiculo 1)
No rodapé da biblia encontraremos a explicação:
"judeus-helenistas provenientes da Diáspora e agora residentes em Jerusalém".
O QUE ACONTECIA ERA UM CONFLITO CULTURAL ENTRE JUDEUS DA PALESTINA ("língua hebraica) e judeus nascidos e criados fora da Palestina, portanto com outra CULTURA.
A fé compartilhada não anula as diferenças culturais.
NEM ONTEM NEM EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO.
Lucas, autor não judeu do livor dos Atos, nos conta o desenrolar no versiculo 2):
"Então os DOZE apóstolos reuniram a multidão dos discipulos e disseram: "... escolhei entre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espirito e sabedoria, para que lhes confiemos essa tarefa"".
"Escolheram então Estevão, ... Felipe, Prócoro, Nicanor, Tímon, Pármenas e Nicolau de Antioquia...". SÓ NOMES GREGOS, judeus da diáspora, de língua e cultura gregas.
FOMOS HABITUADOS A VER neste relato A CRIAÇÃO DOS DIÁCONOS, e estes nomes gregos, nenhum nome judeu, confirma o CONFLITO CULTURAL na nascente Igreja cristã.
POR QUE NÃO GOSTAMOS DE VER CONFLITOS ENTRE NÓS ? ? ?
Prestemos atenção no discurso do judeu-helenista ( Estevão) preso pelos judeus de Jerusalém, levado ao Tribunal:
versiculo 2 do capitulo 7:
"O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, quando ainda estava na Mesopotâmia, antes de ir morar em Harã"
NÃO É POR ACASO QUE LUCAS RELATA A PRISÃO DO JUDEU HELENISTA ESTEVÃO.
Nós aprendemos na catequese a ver neste ralato o martirio de Estevão.
SEU DISCURSO DE DEFESA NO TRIBUNAL DIZ QUE JERUSALÉM NEM SEMPRE FOI O CENTRO.
Novamente Lucas relatando o CONFLITO CULTURAL entre judaizantes e helenistas.
O CONFLITO É MAIS AMPLO. CHAMAMOS HOJE DE ETNOCENTRISMO.
Estevão recorda aos juizes, em sua defesa, que (vers. 9) "Os patriarcas, movidos por ciúme, venderam José aos egípcios".
ESTEVÃO DESSACRALIZA OS PATRIARCAS das DOZE tribos.
POR TRÁS DO TEXTO DE LUCAS (Atos dos Apostolos):
ESTÁ O CONFLITO ENTRE JUDEUS-CRISTÃOS QUE QUEREM LEVAR O EVANGELHO DE JESUS PARA FORA DA PALESTINA, como veremos adiante no relato sobre FELIPE, e AQUELES QUE CONTINUAM IMAGINANDO O CENTRO NO TEMPLO EM JERUSALÉM.
Ler Atos 2,46 e Atos 3,1.
No mesmo discurso de defesa, Estevão descreve Moisés como alguém de fora, que "visita os irmãos". Estevão relata o discurso de Moisés para os judeus que o queriam matar no Egito. Estevão enfatiza "Moisés fugiu e foi viver com migrante em Madiã". ENTRE NÃO JUDEUS, ENTRE PAGÃOS. De onde, relembra Estevão em sua defesa, "Deus o enviou como chefe e libertador".
NÓS APRENDEMOS NA CATEQUESE A PRESTAR ATENÇÃO NO TESTEMUNHO de fé DADO POR ESTEVÃO.
Ampliando: ver o SENTIDO de sua defesa, o conflito cultural.
ATRAVÉS DO QUAL LUCAS MOSTRA O CONFLITO ENTRE os judeus-cristãos, JUDAIZANTES, E OS QUE DESEJAM LEVAR O EVANGELHO PARA FORA DA PALESTINA.
Lucas, autor dos Atos, continua a relatar o CONFLITO no capitulo 8, nas palavras:
"Naquele dia começou uma grande perseguição contra Igreja que estava em Jerusalém. Todos, com exceção dos apostolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria".
Para em seguida introduzir o judeu helenista FILIPE que evangeliza a Samaria, até hoje um enclave não judeu dentro do Estado de Israel.
O EVANGELHO É LEVADO PELOS JUDEUS HELENISTAS PARA FORA DE JERUSALÉM. Isto é, por aqueles já eram globalizados, os judeus da diáspora. Falavam o grego, língua franca da época, pensavam com a lógica do mundo exterior ao judaismo.
NÓS CIDADÃOS DESTE SÉCULO XXI, TRANSIÇÃO ENTRE A CIVILIZAÇÃO MODERNA E A PÓS MODERNA, VIVENCIAMOS INÚMEROS CONFLITOS CULTURAIS, GRAÇAS ÀS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO QUE NOS COLOCOU NO CENTRO DO MUNDO.
Como crentes, seguidores das Propostas de Jesus, vivenciamos, DENTRO das nossas igrejas, conflitos que têm origem no Encontro de populações com diferentes REFERENCIAIS.
Referenciais que têm origem em muitas culturas, que a globalização colocou dentro das nossas instituições (escolas, familias, empresas, de saúde, governamentais, etc).
Na História do Movimento de Jesus predominou a ordem de Jesus, " ir a todos os povos".
Predominou a visão dos "sete diáconos", judeus helenistas, globalizados.
continuarei em próxima matéria a análise do CAMINHAR de FILIPE, depois de fazer discipulos na Samaria.
até lá.
um abraço
bismarck

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