quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nova Tragédia anunciada - Barbet

Rio enfrentará em 2012 uma das maiores epidemias de dengue da história, diz prefeitoO

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou na manhã desta quarta-feira (31), durante o anúncio do Plano de Ação de Combate ao Dengue, para o ano 2012, no Centro de Operações da cidade, que o município deve enfrentar a maior epidemia de casos de dengue da história.
- Lamento informar, mas teremos uma das maiores epidemias de dengue da história. Todos os dados apontam para que seja a maior que o Rio já enfrentou, até mesmo com a chegada de novos tipos. E para evitar que as pessoas morram vamos tentar colocar em prática várias ações.
Entre as ações, o prefeito anunciou que Rio de Janeiro entra em estado de alerta contra a dengue por meio de decreto, a partir da próxima quinta-feira (1º), diante da possibilidade de um aumento significativo do número de casos nos próximos meses.
Com isso, a prefeitura resolveu dobrar o número agentes de combate para 3.605 e instalar 30 polos de hidratação para pacientes em toda a cidade, sendo que 20 deles funcionarão durante 12 horas e os outros dez funcionarão 24 horas, a partir de outubro.
Também está prevista a aquisição de novos carros e equipamentos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, com a compra dos novos equipamentos o Rio vai ficar com 40 carros de fumacê, e 60 equipamentos portáteis, permitindo um maior combate ao ao mosquito na fase adulta.
- Esses equipamentos vão ajudar a minimizar a situação, cada carro vai passar quatro vezes por mês, no mesmo local. Porém temos que lembrar que nada pode substituir o combate ao foco. Todos esses equipamentos só matam o mosquito em fase adulta, a população precisa ajudar a combater o foco.
Como 82% dos criadouros do mosquito estão dentro de imóveis e em 2/3 dos casos registrados de dengue havia foco na casa dos doentes, o conjunto de medidas vai agilizar as vistorias em imóveis e envolver toda a sociedade e os diferentes órgãos públicos numa campanha contra o Aedes aegypti. O Centro de Operações vai funcionar como o Quartel General de combate à doença.
Outra medida que será aplicada no Plano de Combate a Dengue será a implementação de multa e poderá ser até mesmo considerado crime de desobediência e infração sanitária a recusa de receber de um agente sanitário para inspeção. E no caso da residência que for detectado por duas vezes o foco do mosquito, também poderá ser aplicada a multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário