domingo, 29 de março de 2009

Para mim o 19 de março de 2009 foi um marco na história do Brasil -Ir. Alberto


Para mim o julgamento ocorrido no Supremo Tribunal Federal no ultimo dia 19 de março , em que se decidiu o futuro dos povos indigenas no Brasil , se eles deviam ser extintos com a demarcação descontínua de suas terras ou deviam continuar existindo como etinia, mantendo seu territorio que ocupam ha mais doze mil anos, com sua lingua e sua religião com a demarcação continua de seu território, , foi o fato , senão o mais importante , um dos mais importantes ocorridos nestes 500 anos de história do Brasil .

Dia 19 de março de 2009 foi o dia em que 10 Ministros do Supremo Tribunal Federal num gesto de coragem e de patriotismo disseram SIM a existência dos indios e NÃO a sua extinção.
Julgo que somente a libertação da escravatura pela Lei Aurea em 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel rivaliza em importância com o 19 de março de 2009,dia do reconhecimento de que os indios tem direito de ocupar as terras que ocupam há tempos imemoriais, como está consagrado na Constituição Brasileira ,mas que pessoas ávida pelo lucro fácil desejam deles tomar. A terra é tudo para os indios Sem a terra o indio não sobrevive Ele morre Um indio jamais viveria em um kit net de uma cidade , ele morreria Um indio , Cacique Juruna, foi deputado federal, mas disse inumeras vezes que não trocava a sua aldeia pelo conforto de Brasilia . O indio é inseparável da terra . O homem branco precisa entender isto.
Para mim o 19 de março de 2009 é um marco na história do Brasil , maior do que uma eleição para presidente da república , de governador do Estado ou de Prefeito de uma cidade ( longe de mim dizer que estes acontecimentos não são importantes, realmente o são, mas inferiores ao da consagração do direito dos silvicolas as suas terras.)
E este julgamento balizará os demais.
As terras sem males existem .
Eu acredito nelas.
Nós somente precisamos preservá-las da extinção E agora depois do 19 de março isto será possível A luta em favor dos povos da floresta continuará pelos brasileiros e brasileiras de boa vontade.
E eu como paraense , a felicidade é maior Quem demarcou as terras continuas da Reserva Raposa Terra do do Sol foi Jarbas Passarinho, um grande paraense, quando era Ministro da Justiça E quem deu um dos votos decisivos para a vitoria dos indios , foi o Ministro Direito Alvares, médico, advogado , ministro do Supremo Tribunal Federal e - o que é mais importante - paraense e cuja familia é minha vizinha aqui no Bairro de Batista Campos de Belem.
Pensemos nisto
Ir Alberto



Um comentário:

  1. Meu querido Ir Alberto, a Terra Sem Males é possivel e continuará com a nossa luta sincera e constante tendo no Ir Alberto símbolo da coragem, inteligência, bondade e perseverança. Uma grande conquista foi conseguida que abrirá caminho a outras tão esperadas.
    Deus sempre te proteja,
    Barbet

    ResponderExcluir