Hoje, como no tempo de Jesus, existiam várias teoloias. Diferentes aplicações da Torá à MORAL. É o assunto de Lc 14,1-6. É LICITO.......?
A pergunta de Jesus provoca um DRAMA como o vivido pelo (anti) profeta Jonas.
Tanto o livro de Jonas como Jesus descrito por Lucas, nestes versiculos, descrevem um Deus misericordioso.
Como no livro de Jonas, aqui em Lucas, Jesus PERGUNTA, AGE, não discute, não faz sermão. É MISERICORDIOSO. É da sua natureza amorosa SER.
Como Jonas, que é do século V a.E.C., os contemporaneos de Jesus, e nós hoje, não sabemos responder as perguntas de Deus (Lc 14, 3-6).
A nossa dúvida hoje, a mesma dos contempraneos de Jesus, é qual o lugar do REINO DEUS na Vida.
Jesus conta em Lc 14,7-14 uma parábola para NOS situar no CHAMADO de Deus ao Banquete da Vida.
A lógica do REINO DE DEUS é diferente. Está em Lc 14,11.
Não sendo os evangelhos REPORTAGENS da vida de Jesus, só faz sentido lê-los COMO DISCIPULOS seguidores de Jesus.
A cada passagem se perguntar: o que isto diz para mim HOJE?
Jesus diz a nós DISCIIPULOS: ler Lc 14,12-13.
A MISSÃO EUCARISTICA dos disicipulos de Jesus é dar de comer, isto é resgatar os que vivem à margem , aqueles que a teologia daquele tempo dizia estarem em pecado.
No versiculo 14, a tradução "serás feliz" não traduz o grego de Lucas, que retrata um Povo EM MARCHA para Deus.
Uma tradução melhor do que Jesus falou seria:
"Os que então à CAMINHO, (ou em peregrinação), ..............receberão a recompensa na ressurreição".
A MISSÃO DO DISCIPULO é dar continuidade à Missão de Jesus: anunciar o Reino de Deus, não é ser feliz.
Nesta pericope a felicidade não é subjetiva, nem individualista, é PARTICPAÇÃO, desde agora, no REINO que está entre nós.
Para ser feliz, não precisada da retribuição, como faz o personagem que oferece o banquete onde está Jesus. Lc 14,12 c .
Como o Filho de Deus saiu da sua Comunidade Divida (Trinitária), Encarnou, para fazer os humanos Filhos de Deus.
Este é o modelo de seguimento de Jesus, discipulo MISSIONÁRIO, que se abre ao diferente, faz-se irmão, companheiro de Caminhada, (PRÉ-) CELEBRANDO a Vida onde não haverá distinções, onde não se esperará retribuições, pois Deus será TUDO em TODOS. Lc 14,14.
Lc 14,15-24
No versiculo 15, após Jesus dar o sentido do nosso Êxodo, um anônimo contesta Jesus. Esta contestação fica explicita na resposta que vem com a parábola em Lc 14,16-24.
A contestação se baseia na teologia de então.
No CONTEXTO de Jesus, falando ao Povo de Deus de até então, que por TRÊS vezes recusa a MISSÃO,
RELENDO, como o POVO DE DEUS HOJE, que PREFERE bens e gozo pessoal, como na parabola fizeram nossos irmãos mais velhos, Jesus esclarece a MISSÃO, Jesus reforça o que já dissera em Lc 14,13.
Jesus nos diz a quem chamar para o Banquete da Vida, Lc 14,21 e 23.
O v. 24 não é uma ameaça, é uma constatação: quem NÃO CAMINHA COM JESUS NÃO SE ALIMENTA DO BANQUETE, exatamente como no Êxodo.
Quando os que nos precederam sentiam saudades dos shoppings do Faraó, de suas praças de alimentação.
Não imaginavam que eram construtores de um REINO Novo, Luz para as Nações.
Jesus concluirá sua instrução PARA NÓS HOJE nos versiculos 25-27.
As traduções que usam a palavra que está no original: "odiar", não dão o sentido deste hebraismo. A tradução da CNBB traduz pelo que significa "odiar" na fala de Jesus, ontem e hoje : PREFERIR. (ah ! as traduções!!).
Lc14,28-33
Jesus continua a falar a DISCIPULOS, fala para quem quer VIVER DESDE JÁ AS DELICIAS DA CONSTRUÇÃO DO REINO DE DEUS.
CONTEXTO no tempo de Jesus e HOJE:
As "Grandes multidões (que) acompanhavam Jesus" , descritas no versiculo 25 são as conseqüências da teologia do contestador do versiculo 15, que Jesus dirá noutro texto, "qual ovelhas sem pastor". E se apiedava.
E conseqüência das recusas dos chamados da 1a e 2a Aliança.
Continuamos praticando a teologia do contestador do versiculo 15: o Êxodo, a Caminhada, acabou: Liberdade só na outra vida, se cumprirmos a letra da Lei.
Jesus recorda Deuterônomio 21,15-17: o DISCIPULO PREFERE a Justiça. As "multidões" que procuravam Jesus (pobres, aleijados, cegos, mudos, surdos, coxos) O buscavam para se REINTEGRAREM na Sociedade que os EXCLUÍA como pecadores. O ensino de Jesus os libertava desta "maldição".
Para em cada tempo o REINO DE DEUS avançar, desde o Genesis, Deus quer a PARTICIPAÇÃO dos humanos, DISCIPULOS como em Lc 14,28-33
Lc 14,34-35
O sal não perde o sabor nunca.
Mas os discipulos perdem eficácia quando não tem "ouvidos para ouvir".
Quando não usam seus talentos para construção do Reino em PREFERENCIA, e tudo mais lhe é dado em acrescimo.
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