quarta-feira, 9 de abril de 2014

Nova favela do Rio cresce em prédio vazio da empresa Oi

Do UOL, no Rio
Ampliar


Favela cresce em prédio vazio da Oi, no Rio de Janeiro28 fotos

10 / 28
4.abr.2014 - Famílias ocupam prédios vazios da empresa de telefonia Oi e formam a favela da Telerj, a mais nova comunidade da capital fluminense, que fica em prédio desativado da antiga companhia telefônica Telemar, hoje Oi, no Engenho Novo, zona norte do Rio de Janeiro. A favela vem crescendo desde a última segunda-feira (31), quando ocorreu a invasão por parte de pessoas que não têm moradia. Cerca de 5.000 pessoas ocupam o terreno. A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) informou ter recolhido cerca de 25 toneladas de lixo no local Leia mais Marcelo Carnaval/Agência O Globo
A favela da Telerj --como está sendo chamada a ocupação irregular de prédios e galpões desativados da empresa de telefonia Oi-- cresce em ritmo acelerado desde a última segunda-feira (31 de março), quando ocorreu a invasão por parte de pessoas que não têm moradia. Cerca de 5.000 pessoas ocupam o terreno.
Na tarde desta terça-feira (8), os ocupantes participaram de uma reunião com a Polícia Militar, órgãos da prefeitura e representantes jurídicos para debater a possibilidade de retirada. Não houve acordo.
A Oi conseguiu uma liminar na Justiça que autoriza a reintegração de posse, porém a ordem ainda não pode ser executada até que sejam esgotadas as negociações. A PM informou que cumprirá a decisão judicial, se for necessário.
Assim que o espaço foi invadido, os próprios ocupantes começaram a levantar barracos e moradias improvisadas. O crescimento da nova favela é acompanhado à distância pela Polícia Militar, que deslocou carros para a região a fim de atuar em eventuais distúrbios.
A nomenclatura escolhida para batizar a comunidade é uma alusão ao nome da estatal Telecomunicações do Estado do Rio de Janeiro, a Telerj, que operou serviços de telefonia entre os anos de 1975 e 1998. Privatizada, a companhia passou a se chamar Telemar, empresa que posteriormente foi comprada pela Oi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário