terça-feira, 22 de abril de 2014

O que é o Impressionismo << ver mais artigos
Clique para ver o detalhe deste quadro
Mayra no Atelier
W.Maguetas - 2005
    O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
    A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.
    Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.
    O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.
    Claude Monet (1840-1926) fez parte do movimento impressionista na França, que teve início em 1874 com a primeira exposição do grupo no ateliê do fotógrafo Maurice Nadar. A denominação Impressionismo foi dada a partir de uma declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela de Monet Impression du Soleil Levant (ver quadro indicado na "Galeria dos Grandes Mestres", abaixo). O grupo ficou conhecido por realizar uma pintura ao ar livre, em frente ao motivo, numa nova concepção de pintura, de celebração dos espaços do mundo e da luz. Adotando um princípio dinâmico por excelência, o grupo também eliminou as referências mitológicas, religiosas e históricas para refletir a vida contemporânea e a nova Paris, as impressões momentâneas e fugazes de seu cotidiano.

Veja também: Exposição de mestres do Impressionismo (Impressionismo: Paris e a Modernidade - Obras-Primas do Museu d’Orsay) , que ocorre até o dia 7/outubro/2012 em São Paulo.


Damas em Giverny
W.Maguetas - 2005
(baseado no quadro Rosa e Azul de Renoir)
    Pintando diretamente sobre a tela branca, utilizando somente cores puras justapostas, geralmente sem misturá-las, os impressionistas buscavam obter a vibração da luz, o aspecto efêmero da vida, fugaz momento da luz e da sensibilidade, ato de amor entre artista e mundo, despido de toda e qualquer contingência exterior às suas motivações mais profundas. Os principais representantes do grupo foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin (professor de Monet), Morisot, dentre outros. Veja outras imagens de impressionismo no Álbum de Fotos do Postbit - Maguetas.

Galeria dos Grandes Mestres do Impressionismo

Claude Monet (1840-1926)

Impression du Soleil Levant - 1873
(Museu Marmottan, Paris)
Quadro de Claude Monet que deu início ao
Movimento Impressionista

Les Alyschamps
Quadro de Claude Monet
Pierre Auguste Renoir (1841-1919)

Rosa e Azul (119x74 cm) - 1881
Quadro de Renoir
Museu MASP

Dance at Bougival
Quadro de Renoir

La Promenade
Quadro de Renoir
Edouard Manet (1832-1883)

Races at Longchamp
Quadro de Manet

Flores no Vaso de Cristal
Quadro de Manet
Vincent Van Gogh (1853-1890)

Auto Retrato com Chapéu de Palha
Quadro de Van Gogh

Les Alyschamps
Quadro de Van Gogh

Eglise D'Auvers
Quadro de Van Gogh

Veja também:

Galeria de Pintores Impressionistas Clássicos

Monet
Degas Morisot Caillebotte Boldini Renoir Cassatt Turner Van Gogh

Nenhum comentário:

Postar um comentário