11 de julho fazemos memória de Bento de Núrcia, nascido na Úmbria (Itália). por volta de 480 da E.C.
CONTEXTO HISTORICO: fim do Imperio Romano, Invasões dos "bárbaros".
Sua memória só começou a ser celebrada quando a invsaões "bárbaras" começam a arrefecer, século VIII E.C.
Durante os séculos das invasões e desmonte do Império Romano, o que significa dizer estradas, instituições, foi nos agrupamentos de homens e mulheres reunidos sob a liderança de Bento, que a Memória da Civilização Romana, da quais herdamos muitas instituições, entre elas, o Direito Romano, foi nestes agrupamentos que foram preservados o "estado de arte" que a humanidade havia alcançado na Antiguidade.
Destas "fortalezas" beneditinas, dos séculos IX ao XII, sairam os "comandantes" da reconstrução da Europa sobre a herança romana.
Foram séculos de invasões, que destruiram a herança romana, foram séculos de reconstrução, ao final deste processo surgiram as Universidades europeias, século XIII. já sob outro comando.
Durante os periodo de reconstrução, os sucessores de Bento foram chamados, pelos governantes das regiões que se desenvolviam, foram chamados a ocupar territorios vazios, devido as tecnologias agricolas que desenvolveram durantes os séculos de hibernação da civilização, neste periodo desenvolveram a primeira Revolução Industrial (Jean Gimpel, A Revolução lndustrial na Idade Média; Zahar, 1977, encontravel na www.estantevirtual.com.br ).
Bento de Núrcia é lembrado pela sua capacidade de liderança num momento crucial da nossa civilização.
Igualmente é lembrando porque sua obra ultrapassou sua existencia fisica, se perpetuou em seus seguidores.
Seguidores que guardarem a memória da Civilizaçao que serviu de base para a nossa hoje.
E no momento apropriado a espalharam.
Hoje é a Nossa Civilização Ocidental, copiada por todas as demais.
Os seguidores de Bento de Núrcia, recordado hoje, 11 de julho, no tempo que lideraram nossa Civilização nascente, desenvolveram ciencia e tecnologia, base da Nossa Revolução Permanente.
Bento de Núrcia, Patriarca da Nossa Civilização Ocidental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário