segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Índio é Feliz Porque é Livre - Ir Alberto


Ele não depende de outro indio do mesmo sexo para nada.
Exemplo : Todo indio sabe fazer sua canoa sozinho, fazer o seu arco e flexa sozinho, caçar sozinho, pescar sozinho, fazer seus medicamentos sozinho. A mulher cuida de sseu filho sozinha, faz a rede sozinha, a panela de barro sozinha .
O indio não obedece outro indio. Não é mandado por outro indio.
O cacique é o responsavel maior pela tribo , mas não é nem chefe e nem comandante .

Se o cacique mandar um indio fazer uma canoa ou um arco e flexa para ele, o indio não irá e rirá do cacique. Pensará que ele está brincando. Onde se viu um indio mandar outro indio fazer alguma coisa.

O paje só é chamado em casos gravíssimos, pois tem mais conhecimento de medicina do que um indio comum. Mas ele não cobra nada. Não exige nada pelos seus unguentos e chás que prepara

Se um pajé reunir a tribo e disser que na noite anterior, no Monte da Neblina, o Grande Espirito veio até ele e lhe escreveu com os dedos as Tabuas da Lei, os dez mandamntos que os indios devem cumprir dali por diante, os indios começarão a rir do pajé. Não acreditarão. Pensarão que ele está alcoolizado ou fazendo pilheria. Afinal porque o Grande Espirito iria entregar mandamentos só para o pajé? Porque não entregar a toda tribo reunida. Melhor porque não colocar estes mandamtnos no coração de cada indio?

Ir Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário