segunda-feira, 26 de outubro de 2009

LENDO O DIALOGO CATOLICO COM ORTODOXOS À LUZ DO DIALOGO COM OS INTEGRISTAS DE LEFEBVRE - Bismarck Frota de Xerez

COMENTÁRIO: COM OS ORTODOXOS, O VATICANO ESTÁ DISPOSTO A IR AO ENCONTRO DA REIVINDICAÇÃO DA VOLTA A AUTORIDADE DO BISPO DE ROMA QUE EXISTIA QUANDO DA SEPARAÇÃO, QUANDO DO CISMA ORIENTE X OCIDENTE. POREM.....
OS INTEGRISTAS DO LEFEBVRE QUESTIONAM O PRÓPRIO DIALOGO ECUMENICO, QUESTIONAM O FIM DA MONARQUIA ABSOLUTA DO PAPA. COMO CONCILIAR SEM NOVO CONCILIO??? NA REALIDADE A MONARQUIA ABSOLUTA SE MANTEM, POREM O CONCILIO VATICANO II CRIOU OS SINODOS, ONDE OS BISPOS SE PRONUNCIAM. E ISTO OS INTEGRISTAS QUESTIONAM.
COMO O ROMANO PONTIFICE CONSTRUIRÁ A PONTE COM OS ORTODOXOS ? E COM OS INTEGRISTAS ? SE OS CAMINHOS NÃO SE CRUZAM, PELO CONTRÁRIO, VÃO EM DIREÇÕES OPOSTAS???

CEDER A MISSA EM LATIM, FOI FÁCIL, COMO DIZ A NOTICIA SÃO "ENORMES DIVERGENCIAS" COM A SEITA DE LEFEBVRE.
TEM OUTRO POREM: SE OS INTEGRISTAS DO LEFEBVRE DECLARARAM O CISMA, OUTROS CISMAS ESTÃO LATENTES, OUTROS GRUPOS ESTÃO IMPACIENTES COM A VELOCIDADE DA APLICAÇÃO DO CONCILIO. NA REALIDADE O VATICANO LUTA COM ESTES GRUPOS PARA ENQUADRÁ-LOS NO RITMO DA DIPLOMACIA VATICANA, MAS NO JOGO DE SEGURA AQUI, SEGURA ALI, TODOS OS DIAS O VATICANO APAGA UM INCENDIO, A PONTA DESTE ICEBERG SÃO OS MAIS DE DUZENTOS TEOLOGOS SILENCIADOS, MAS ISTO NÃO SEGURA OS POTENCIAIS CISMAS. O QUE PODEMOS ESPERAR DA DIPLOMACIA VATICANA NESTES DOIS DIALOGOS: UM COM OS ORTODOXOS, E O OUTRO COM OS INTEGRISTAS DO LEFEBFVRE? E NO MEIO DESTES GRUPOS ESTÃO OS ANGLICANOS QUE SE UNEM A ROMA. MAS QUAIS ANGLICANOS? SÓ NO BRASIL EXISTEM CINCO IGREJAS ANGLICANAS. ENQUANTO ISSO TODAS AS IGREJAS HISTORICAS PERDEM MEMBROS PARA OS PENTECOSTAIS. A ONDA EDIR MACEDO PASSARÁ, É QUESTÃO DE DÉCADAS, E A ASSEMBLEIA DE DEUS CONTINUA CRESCENDO SOLIDAMENTE, MELHORANDO O NIVEL TEOLOGICO JUNTO COM A ASCENÇÃO SOCIAL DE SEUS MEMBROS. VOLVENDO O OLHAR PARA O PROCESSO INICIADO ANTES DE LUTERO E ACELERADO NOS SÉCULOS XVI E XVII , RESULTANDO NA REFORMA, O QUE PODEMOS APRENDER, PARA COMPREENDER OS NOSSOS DIAS?? NAQUELA ÉPOCA A SOCIEDADE HUMANA ERA MENOS COMPLEXA, A GLOBALIZAÇÃO DA ERA MODERNA DAVA OS PRIMEIROS PASSOS. A DIVERSIDADE EXISTIA, MAS AS SOCIEDADES ERAM MAIS OU MENOS HOMOGENEAS. NÃO EXISTIA EMANCIPAÇÃO FEMININA, NEM AS LIBERDADES ATUAIS, NEM DEMOCRACIA. A DIPLOMACIA VATICANA NÃO É UMA QUESTÃO INTERNA, PERMEIA MUITAS OUTRAS QUESTÕES NÃO RELIGIOSAS. SE OS CRISTÃOS OCIDENTAIS NÃO EXERCITAREM O DIALOGO RELIGIOSO, COM O MUNDO GLOBALIZADO, DIVERSIFICADO, INTERDEPENDENTE, COMO ENFRENTARÃO A MARÉ CRESCENTE DO ISLÃ, QUE SE MULTIPLICA COMO COELHO, QUE VEM MATAR A FOME EM NOSSA RICA SOCIEDADE OCIDENTAL, DESTRUINDO A MARAVILHOSA CIVILIZAÇÃO QUE NOSSOS ANTEPASSADOS CONSTRUIRAM PARA NÓS E NOSSOS DESCENDENTES?????
O Vaticano inicia na segunda-feira um diálogo doutrinal com os integristas da Fraternidade São Pio X, fundada pelo arcebispo francês Marcel Lefebvre que foi excomungado em 1988, com o objetivo de superar o mais reciente cisma na Igreja Católica.
A iniciativa pode durar meses, levando em consideração as enormes divergências entre os dois lados.


Os integristas seguidores de Lefebvre não aceitam as mudanças consagradas no concílio Vaticano II sobre a liberdade religiosa, o ecumenismo e a autoridad do Papa.


O conteúdo dos debates não foi divulgado, mas um comunicado deve ser publicado ao fim da primeira sessão, que tem como meta estabelecer os pontos essenciais das conversações e o calendário das discussões.


Em 1988, Joseph Ratzinger (futuro Papa Bento XVI), que era o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, negociou até o último momento para evitar que quatro bispos fossem consagrados por Lefebvre, o que provocou de fato a ruptura.


Bento XVI já adotou vários gestos de abertura em relação aos integristas, o que provocou tensão dentro da própria Igreja Católica.


Em 2007 publicou um decreto que facilita a celebração da missa em latim, uma das reivindicações dos integristas.


Mas o gesto mais importante veio em janeiro passado, quando suspendeu a excomunhão de quatro bispos ordenados por Lefebvre, incluindo Richard Williams, que nega o genocídio dos judeus na II Guerra Mundial, o que provocou uma enorme polêmica.

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