quinta-feira, 1 de maio de 2014

Na cadeia americana, uma comida que serve de castigo por mau comportamento. Saibam por quê


Parece pão, mas é tortura (Foto: Matt Rourke / AP)
Parece pão, mas é tortura (Foto: Matt Rourke / AP)
Nota de Marcos Ricardo dos Santos, publicada na revista Superinteressante
 A COMIDA QUE É UM CASTIGO
Balanceada, saudável, fácil de preparar. Mas com uma característica terrível
Fácil de preparar, barato e com todos os nutrientes de que você precisa.
Parece tentador?
Conheça o nutraloaf (“pão nutritivo”, em inglês), alimento que é servido em prisões dos EUA e está causando polêmica por lá – porque não tem absolutamente gosto nenhum.
A receita exata varia conforme o fornecedor, mas geralmente leva carne e/ou frango moídos, pão de trigo integral, queijo cheddar, cenoura, espinafre, feijão, batata, tomate, leite em pó e uva passa.
Parece uma combinação aleatória, mas não é. Cada ingrediente foi cuidadosamente escolhido para anular o sabor dos demais. Segundo a empresa Aramark Correctional Services, uma das produtoras do pão, a meta é que o resultado final seja completamente “neutro”. Ou seja, sem gosto.
Isso porque ele é usado como castigo para detentos que tiveram mau comportamento – e aí passam um tempo comendo apenas o nutraloaf (dois por dia, cada um com 1.100 calorias).
Mas os presos de sete Estados americanos decidiram processar o governo, alegando que isso é tortura. No Estado de Oregon, chegaram a vencer em primeira instância, mas o governo recorreu e ganhou.
Em Illinois, onde um preso fez greve de fome, os detentos recorreram e conseguiram que o julgamento fosse reaberto.
Críticos culinários provaram a gororoba e constataram que realmente não tem gosto. “Eu queria sentir qualquer sabor, até se fosse ruim”, opinou o americano Jeff Ruby, da revista Chicago. Ele não conseguiu terminar – e ficou indisposto o resto do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário