segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

2o DOMINGO DO ADVENTO 6 de dez 2009 destaque para o Evangelho de Lucas 3,1-6 - Bismarck Frota de Xerez

Anunciamos Jesus que virá no final dos tempos, mas Jesus está entre nós, Jesus enviou seu Espirito para VIVIFICAR TODA CARNE.
É "carne" que Lucas escreveu no evangelho de hoje Lc 3,6 "e toda carne verá a salvação de Deus".
O que significa "carne" , aquela palavra grega que Lucas usou para nomear o que "verá a salvação de Deus"?? Text oque Lucas tira de Isaías 40, 5 (segundo Isaias, o que escreveu no Exilio da Babilonia, anunciando novo Exilio de Libertação).
Consultei o original de Isaias 40,5, edição dos judeus em portugues. Traduzem por "criaturas" como algumas das nossas biblias, POREM Lucas usou a tradução dos LXX, tradução que fizeram 70 sábios judeus para o grego.
A palavra usada quer dizer O MESMO QUE O CONTEXTO DE ISAIAS 40,1-2.
QUANDO anuncia em Is 40,3 a vinda do Precursor, que nós acolhemos em João Batista, Isaías nos fala não de individuos, mas da fragilidade humana carente do Salvador, necessitada de restauração. No contexto babilonico, da volta do Exilio. Por isso os LXX traduziram por "carne", esta coisa perecível, frágil, incompleta. sempre insatisfeita. Traduzir a palavra hebraica por "criatura", pior, por "pessoa" é empobrecer o sentido original.
Além do que professamos no Credo a ressurreição da "carne", o que não significa dos ossos e da carne que pegamos.
Aqui temos uma pista para o significado da nossa fé na ressurreição. Mistério que professamos, mas que deve subordinar nossa mente investigativa aos textos biblicos. Libertando nossa investigação da fantasia extra-bíblica.
A tradução da CNBB, para uso liturgico, também reforça esta ideia ("carne") quando traduz Isaias 40,6 "tudo que é carne não passa de um ramo verde" que nos v v 7 e 8 falam que murcha, seca, "basta soprar sobre elas o vento do Senhor".
Isaías parte da situação concreta do Exilio da Babilonia para falar do Exilio da Humanidade libertada por Aquele (Is 40,11) "qual pastor apascentando o seu rebanho, juntará os cordeiros em Seu colo e carinhosamente conduzirá as que amamentam".
"AS QUE AMAMENTAM" que dão vida, que fazem o que está em Is 40,3:
-"preparai um caminho NO DESERTO para o Senhor!
- no ermo aplainai estrada para o nosso Deus!"
Is 40,4 (continuação)
- "toda depressão seja elevada,
- toda montanha seja rebaixada,
- para todo precipicio ficar plano
- e o tortuoso ficar reto."
CHAVE BIBLICA dada hoje pelo meu pároco Orides na homilia deste 2o domingo do Advento:
- vale = os pobres;
- montanhas = os que dominam, soberbos, (no contexto de Isaias, a elite de Israel que estava no Exilio);
- tortuoso = o poder que oprime os filhos de Deus; (no contexto de Isaías: a Babilonia)
- as escarpas (precipicios) = os obstaculos no caminho que leva a Deus (Mc 12,26);

Nenhum comentário:

Postar um comentário