quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Greenpeace invade encontro europeu e pede acordo ambicioso na #COP15 - Barbet

Durante o encontro da União Européia em Bruxelas/Bélgica, hoje, uma motocicleta do Greenpeace invadiu o protegido gramado do espaço onde aconteceria o encontro para levar uma mensagem aos líderes europeus: vocês devem ser mais ambiciosos no compromisso climático para o sucesso do encontro de Copenhague.

Onze ativistas dirigiram o comboio de três veículos para a entrada VIP do conselho europeu e pisaram no honorável “carpete vermelho” utilizado pelos presidentes europeus e primeiros-ministros.

Estamos convocando os líderes europeus para aproveitar o encontro da união européia para aprimorar o compromisso que trata sobre as emissões de gás-estufa.

Eles precisam ir do compromisso de um corte de 20% para 30%, baseando-se em 1990. Isso permitiria pavimentar o caminho para um acordo em Copenhague baseado nas orientações científicas.

Enquanto a união européia se mostra relutante, os países ricos como Japão se comprometeu com cortes de 25%. Países em desenvolvimento como China, Brasil, Indonésia e África do Sul anunciaram ações mais ambiciosas.

A UE tem uma oportunidade de injetar ânimo nas negociações climáticas e provocar uma mudança real na posição dos Estados Unidos. Após semanas de baixa, as negociações voltaram a se movimentar e uma iniciativa mais ambiciosa da UE pode reorganizar as decisões dos países, conduzindo-os a um acordo legalmente vinculante a tempo para o Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário