terça-feira, 21 de abril de 2009

RUMO A TERRA SEM MALES - Ir. Alberto


ESTÁ NA PAUTA DE JULGAMENTO - STF DEVERÁ CONFIRMAR 178 TERRITORIOS INDIGENAS.
O Brasil tem atualmente 600 territórios que abrigam 227 povos, com um total de 480 mil pessoas.

Estas terras representam 13% do território nacional ou 109,6 milhões de hecatares .A maioria das terras indígenas - 109 milhões estão localizadas na Âmazonia Legal No restante do Brasil a população indigena é reduzidissima, o que prova o holocausto praticado pelo colonizador português e pelo fazendeiro brasileiro.

Há no Pará em torno de vinte mil indios , que se dividem em 45 etinias. As maiores são os Mundurucus e os Kaiapós. Fazendeiros e Madereiros ocupam irregularmente as terras indigenas sob o olhar complacente das autoridades da república

A Constituição Federal assegura a alfabetização dos indios nas duas linguas - lingua nativa e português.

Falta vontade política para formar professores indígenas das linguas nativas. E ai as crianças são alfabetizadas exclusivamente no português , o que os descaracteriza. É triste chegar-se em uma tribo indigena e saber que o nome do Cacique é Jose ou do Pajé, João. As crianças e jovens deixam de falar sua lingua de raiz por não ter professores especializados que a ensinem as crianças. .

É preciso que os cristãos de todas as denominações saibam e respeitem o Deus dos povos indigenas, o Grande Espirito, que é o mesmo Deus do Homem Branco adorado nas suas várias denominações de Deus de Israel , da Babilonia, de Roma, da Grecia , do Egito etc.

Portanto vamos deixar os indigenas adorarem o Grande Espirito, que os tem protegido e guardado por doze mil anos

Para o indio seu territorio, sua lingua e sua religião fazem parte de sua identidade. Sem eles, ele não sobrevive, ele morre e com ele toda uma nação.

É preciso lutarmos para que o Supremo Tribunal Federal julgue com a necessária brevidade os 178 processos demarcatórios que estão em sua pauta. Com certeza os indios vencerão e teremos muito breve o ressurgimento das cinzas de mais 178 TERRAS SEM MALES

O Grande Espírito se comunicava diretamente com seus filhos através do farfalhar das folhas das árvores, do zumbir das abelhas, do cachoar da águia, do chilrear das andorinhas, do assobiar da anta, do piar do anum, do bigornear da araponga, do chalrar da arara , do gorjear do azulão, do gemer do bacurau, do trissar do beija flor, do estridular do bem-te-vi, do zoar do bezouro, do grunhir do caititu, do guinchar do rato, do trilar do canário, do assobiar da capivara, do gloterar da cegonha, do estridular da cigarra, do grocitar do condor, do guinchar do coelho, do chirrear da coruja, do gorjear da cotovia , do bramir do jacaré, do bufar da cutia, grasnar da ema, do piar do falcão, do ziziar do gafanhoto, do gralhar do gaio, do pipilar da gaivota, do cantar do galo, do guinchar do gambá, do gazear da garça, do miar do gato, do guinchar do gavião, do trinar da graúna, tritrinar do grilo, do gazear do guará, do piar do inhambu, do gritar do jaburu, do arruar do javali, do grasnar do jacu, do gecar do lagarto, do guinchar da lebre, do assobiar da lontra, do cuinchar do maçado, do grassitar do marreco, do zinir da mosca, do trissar do morcego,do miar da onça pintada, do assobiar da paca, do charlar do papagaio, do soluçar da patativa, do grassita do pato, do pupilar do pavão, do roncar dos peixes, do grasnar do pelicano, do cacarejar do do perdigão, do gorgolejar do peru, do estridular do picapau, do dobrar do pintassilgo, do arrular dos pombos, da uivar da raposa, do gorjear do rouxinol, do cantar do uirapuru, do modular do sabiá, do coachar do sapo, do cacarejar do siriema, do chalrar do tucano, do rebramar do veado, do zumbir do vento contra os montes, do barulho das águas nas cachoeiras, do calor do sol, do brilhar do luar, do frescor da madrugada, da beleza das donzelas, do vigor dos guerreiros e da sabedoria dos anciãos.

Ele, diferentemente do Deus do Homem Branco, não precisava de intermediários - livros sagrados, profetas, sacerdotes e igrejas - para expressar sua Vontade a seus filhos.

O Grande Espírito é um Deus da Paz. Ele nunca foi a frente de algum exercito em guerra contra nações vizinhas, até porque ele é contra a guerra .Ele é um Deus da Vida .

Pensemos nisto

Ir Alberto



Nenhum comentário:

Postar um comentário