segunda-feira, 22 de junho de 2009

OURO BRASILEIRO, PARA ONDE FOI? - Bismarck Frota Xerez


PARA ONDE FOI O OURO BRASILEIRO?
DADOS E FATOS, NUMEROS, DOCUMENTOS
1723 , cerca de trinta anos depois da extração do ouro nas minas gerais, PORTUGAL CONSTROI o AQUEDUTO , OS ARCOS DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO.
este e outros melhoramentos foram construidos no Rio de Janeiro, NAS Minas Gerais, onde se instalou um Governo distinto do Rio e de Sao Paulo,

O Aparelho Estatal incluia governador, oficiais de justiça, um ou mais desembargadores, Milicia, quartel, enfim o Aparalho do Estado, de qualquer Estado que consumia, gerando produção, não só de ouro.
Afinal foi graças ao ouro que a estrada Viamão-Sorocaba, Sorocaba para as Minas Gerais, destas para São Paulo, e Rio de Janeiro, pois do Rio Grande vinha o gado, que antes era todo ele vindo das Fazendas da familia Garcia D´Ávila, mercado consumidor que estimulou novos produtores, que vendiam gado, e recebiam ouro, que inanciava obras públicas e privadas na Bahia, em Pernambuco, e financiaram a expansão das fazendas de gado.
DADOS E FATOS , NUMEROS, DOMUMENTOS
relacionar a expansão da economia nas demais provincias com o desenvolvimento da extração do outro nas minas gerais.
Sobre o ouro extraido o Rei cobrava vinte por cento. Os restantes 80% ficaram em mãos privadas que compravam escravos, comida, construiram as nossas cidades historicas de Minas Gerais que hoje nos redem milhares de turistas.
O ouro sotisticou a nossa sociedade em todos os grandes centros NE e atual sudeste.
criou novas classes sociais, salvo que o falecido karl marx for simplificado em opressores e oprimidos, como se do nada tivesse surgido as bandas e orquestras mineiras com suas composições CONT EMPO RANEOS ao que se fazia em Eurpa,
Para isso o ouro pagou a importação de arquitetos e musicos que de noite no leito produziam Mestres Aleijadinhos e seus oficiais produtores sob sua supervisão.
O ouro pagou os melhoramentos urbanos e a sofisticação do consumo das novas classes sociais, que pagavam tudo com ouro.
Até o desenovlvimento do Vale do Acaraú, onde está Sobra-Ce, foi financiado com o ouro das Minas, pois estas precisavam de alimentos (gado).
Se o Exercito Nacional com um dos seus Patronos oficial o preto Dom Henrique Dias, enobrecido pelo Rei de Portugal em 1653, se na guerra contra os holandeses nasce o sentimento nativista em Pernambuco, com o ouro de Minas se espalhando de Norte a Sul, financiando os mercados produtores, é em Minas que nasce a CONSCIENCIA NACIONAL, foi todo os continente brasileiro trabalhando para os quinhentos mil portugueses que para aqui vieram durante os cem anos que durou a extração do ouro, obrigando Portugal CONSTRUIR AQUI INSTITUIÇÕES FAZENDARIAS JUDICIARIAS GOVERNATIVAS E OUTRAS, PAGAS COM O OURO EXTRAIDO.
neste século XVIII nasceram muitas Camaras Municipais fruto do enriquecimento do ouro que aqui ficou.
Findo o ouro, ficaram as populações, ficaram as Camaras Municipais, ficaram as fazendas nascidas, construidas para atender este população.
Ficou não só Minas Gerais, mas Goiás e Mato Grosso para onde foram os paulistas expulsos pelos emboabas.
Ficou o Brasil maior graças a este ouro que aqui ficou.
Até Belem do Pará se beneficiou, pois os paulistas subindo Goiás para cima descobriram melhores rotas de compra e junto, de saída do ouro.
ficaram as rotas de sonegação, sonegação dos 20 % do Rei, que era estimujlada pelo Governador portugeus da Bahia que tinha falta de moedas, e assim melhorava sua arregadação e seu bolso.
O que fazia atraves de poderoso criador de gado, Manuel Nunes, inimigo dos paulistas.
PRECISAMOS ACABAR COM A LENDA DE QUE O OURO FOI PARA PORTUGAL.
ALÉM DA DOCUMENTAÇÃO DISPONIVEL NA TORRE DO TOMBO, arquivo nacional de Portugal, temos os documentos vivos do que ficou: instituições e cidades, produtores de bens e consumidores de outros bens.
Se lermos a Historia Á LUZ DA LEGISLAÇÃO COLONIAL, diremos que o ouro saiu por outras vias, é verdade, saiu para compra de escravos. Mas não dir etamente pra Portugal, nem para um organismo estatal, mas para mãos privadas, isto é UMA CADEIA, que tinha suas pontas e meios de campo, todos remunerados, com OURO.
Estavamos no mercantilismo, moeda era metal, metal precioso, senão brasileiro, de outra parte.
MAS DADA A DISTANCIA, BRASIL PORTUGAL, dadas as distancias internas às Minas Gerais, a fiscalizaçao da legislação não se fazia sentir, o que obrigou Portugal criar milicias que recebiam pagamentos, em ouro, alimentação daqui, comprada com ouro, cavalos e muares aqui criados e pagos com ouro.
E dado que aqui era o paraiso longe da desgraçada da inquisição, aqui procriaram com prazer que lá em Portugal não conheciam, era pior do que usar camisinha.
Aqui construiram esta liberdade que só o Brasil conhece.
Parte do ouro foi para satisfazer AS CHICAS DA SILVA, as amantes dos diversos poderosos que aqui conhecer o que é viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário