quinta-feira, 11 de junho de 2009

VEM AÍ UMA NOVA TEOLOGIA - Bismarck Frota de Xerez


recebo muitos emeios.
De várias naturezas.
leio-os, reflito-os, como mensagens do Espirito Santo dirigidas a mim, via fulano, via cicrana.
eles refletem o nivel de consciencia que os remetentes têm da REALIDADE complexa de um mundo onde no continente brasileiro 80% dos seus duzentos milhões vivem em cidades, já não conhecem galinha viva, nem porco, onde 50% vivem em nove regiões metropolitanas.

...são 160 milhões de pessoas conectadas, digitalmente, RE-tribalizadas em diferentes tribos, experimentando um mundo NÃO sonhado duas décadas atrás.
Se o brasileiro desde 1534 pratica migração interna, graças a esta nossa caracterisca Minas se tornou a MATRIZ da cara brasileira, foi graças a cem anos (século XVIII) de migração interna, N, NE e S se encontraram nas minas gerais.
Cora Coralina, goiana, prolongamento das minas, é a Ana LINS dos Guimaraes Pedroso Baeta, LINS familia chegada a Pernambuco no final do século XVI.
este povo nascido mestiço, comemorou cem anos da imigração japonesa, onde 60% dos descendentes são mestiços, têm a cara do brasileiro.
Este povo está nos ORKUTes, troca emeios, busca RE-conetar-se com a REALIDADE, tomar pé, para poder continuar sendo protagonista da nossa Historia, como fizemos até aqui, apesar da Historia escrita pelos filhos ( ) da elite, cevados na USP e congeneres, escreverem a Historia escrita por suas familias, como se fosse a Historia do Brasil.
A tecnologia democratica digital abre novos caminhos de INTEGRAÇÃO, de PROTAGONISMO historico, onde a DIVERSIDADE DIALOGA, dialogo este visto numa projeção da caracteristica da atual civilização que é DIALOGAL.
Quem está vivo de vivo, dela participa, e nesta civilização maravilhosa que estamos construindo, SOMOS TODOS APRENDIZES.
A Igreja Romana sobrevive e sobreviverá porque ao longo da Historia carregou os mortos vivos, mas incentivou os vivos vivos a prosseguirem a Caminhada de Abraão, Isaque, Jaco, Moisés, dos profetas, de Jesus e seus disicipulos, que não tinham devoções, em vez de, SE conectaram com o MUNDO sem internet, porque o mundo é para vivos-vivo, é para PROTAGONISTAS.
Expectadores veem a CARAVANA passar e batem palmas, ciao.
o ANEXO é para os vivos-vivos, para PROTAGONISTAS.
As palmas dos expectadores são bem vindas, agradecidas.
O FUTURO nos espera, até lá.
Não há Caminho (Pai Abraão o sabia), há que caminhar, nós seus descendentes, o sabemos.

Bismarck Xerez

BOGOTÁ, quinta-feira, 4 de junho de 2009 (ZENIT.org).- O representante de Bento XVI para a pastoral da comunicação inaugurou nesta quarta-feira a XI Reunião Continental da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), traçando o perfil do missionário da era digital.
O arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, apresentou na Eucaristia de abertura dois ícones que servem de inspiração para o crente que se põe ao serviço deste novo cenário, chamado também de cultura digital.
O primeiro modelo que propôs é Jesus Cristo, que na Última Ceia se inclina para lavar os pés de seus discípulos. A RIIAL, como Igreja que é, tem de identificar-se com seu Senhor e assim realizar e viver o amor que se torna serviço, considerou.
Em suas palavras durante a abertura solene, o arcebispo Celli assinalou que a RIIAL não é uma associação a mais que se dedica às novas tecnologias; é a própria Igreja que dialoga e serve essa nova cultura marcada pela comunicação.
Neste contexto, apresentou o segundo ícone ou imagem que serve de modelo para os crentes que vivem no mundo da comunicação, tomado do capítulo 8 do livro dos Atos dos Apóstolos.
O diácono da Igreja nascente, Felipe, é enviado pelo Espírito Santo para que vá a um caminho quase desértico e lá encontre um etíope, empregado da rainha Candace, que vai lendo a Escritura mas sem compreender seu significado. Felipe caminha junto ao carro do eunuco, escuta-o e lhe pergunta se compreende o que lê.
O etíope responde com humildade que precisa de alguém que lhe explique. Felipe entra no carro e lhe explica as Escrituras, anunciando-lhe o Senhor Jesus Cristo. O homem pede para ser batizado e, depois de fazê-lo, Felipe é arrebatado pelo Espírito. Aquele novo cristão continua seu caminho, muito contente.
O arcebispo Celli convidou os participantes a exercerem uma autêntica diakonia da cultura, ou seja, um serviço específico às pessoas que estão em busca de um sentido para a vida, muitas vezes sozinhas, ainda que às vezes dotadas de numerosos meios de comunicação, para escutá-las, caminhar com elas, ir no seu ritmo, em uma companhia autêntica, e proclamar-lhes, de uma maneira adequada à sua cultura, a Boa Nova de Jesus Cristo.
A RIIAL é uma realidade surgida no âmbito do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais em colaboração com o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
Por este motivo, junto aos comunicadores e especialistas de 20 países que participam do encontro, estão presentes o bispo mexicano Guillermo Ortiz Mondragón, responsável da seção Comunicação Digital e RIIAL no seio do CELAM, e o bispo salvadorenho Gregorio Rosa Chávez, responsável da seção Comunicação social do Departamento de Comunicação do CELAM.
Na inauguração, Ortiz Mondragón, bispo de Cuautitlán, pôs as bases de uma teologia da comunicação, apresentando a era da comunicação como um sinal dos tempos: “Pela comunicação, a Igreja se faz comunhão, pela comunicação realiza sua missão”, afirmou.
Por sua parte, Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador, expressou que a rede deve manter o crente sempre em permanente presença com Cristo, com paixão pelo Reino, e ao mesmo tempo deve levá-lo a mostrar compaixão pelo pobre, marginalizado ou necessitado.
Também Fabián Marulanda López, secretário-geral da Conferência Episcopal da Colômbia, assinalou que “a Igreja tem o desafio de penetrar no mundo da tecnologia para trabalhar, sem temor e sem medo, no advento de um mundo melhor”.

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