Data: 13 de junho de 2009, das 14h às 17h30
Local: Memorial da Resistência - Largo General Osório, 66 – Luz -São Paulo -SP-
No mês de Junho se celebra o Dia Internacional Contra a Tortura.
A adesão da luta contra a tortura é um compromisso não só do Estado brasileiro, signatário da Convenção Internacional Contra a Tortura, mas um dever ético e moral de toda a sociedade civil. A erradicação desta prática hedionda torna-se um imperativo constante na medida em que se percebe que é uma prática ainda corrente no país, acreditando que flagelar é um dos meios de combate à violência, quando na realidade é apenas uma de suas faces.
Em homenagem a este dia, o Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum Permanente de Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo e o Memorial da Resistência convidam para um debate sobre visão de setores da sociedade que ainda resistem em acreditar que essa prática é um mal do qual os brasileiros não se podem livrar.
Programa:
14h – 14h15: Apresentação/Coordenação:
Katia Felipini Neves – Museóloga – Memorial da Resistência.
Maurice Politi – Ex-preso político – Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política
14h15 –15h45: Palestras
Moderador: Raphael Martinelli
Advogado. Líder sindical ferroviário e ex-dirigente do CGT (Comando Geral dos Trabalhadores). Presidente do Fórum Permanente dos Ex-presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo. Ex-preso político.
Debatedores:
Dr. José Henrique Rodrigues Torres
Juiz de Direito da Vara do Júri de Campinas e professor de Direito Penal da PUC-Campinas.
Secretário-Executivo da AJD (Associação dos Juízes para a Democracia).
Ivan Seixas
Jornalista. Presidente do CONDEPE (Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana). Ex-preso político.
Gorete Marques
Socióloga. Coordenadora da ACAT-Brasil (Associação de Cristãos contra a Tortura). Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP e colaboradora da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos. Associada da Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP).
15h45 –16h40: debate
16h45 –17h30: visita ao Memorial da Resistência
O Sábado Resistente é promovido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo e pelo Memorial da Resistência. É o espaço de discussão entre companheiros combatentes de ontem e de hoje, amigos, estudiosos, estudantes e visitantes do Memorial da Resistência para o debate sobre temas ligados às lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime militar, implantado com o golpe de Estado de 1964. Nossa preocupação é estimular a discussão e o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano em busca de sua libertação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário