México, 20 mar (EFE).- Um terremoto de magnitude 7,8 graus na escala Richter atingiu nesta terça-feira o sul do México, sem que até o momento haja registro de danos materiais ou vítimas, informou o Serviço Sismológico Nacional do país.
O tremor foi registrado às 12h03 locais (15h03 de Brasília) com epicentro localizado a 29 quilômetros ao sul de Ometepec - município de 50 mil habitantes -, no estado de Guerrero, a 15 quilômetros de profundidade, segundo dados do Serviço Sismológico Nacional.
O sismo foi sentido na capital mexicana, onde houve queda de luz e problemas nas redes de telefonia.
Milhares de pessoas saíram às ruas da cidade, enquanto os serviços de Defesa Civil percorrem as avenidas para supervisionar possíveis danos.
Em Chilpancingo, capital do estado de Guerrero, o terremoto foi sentido com forte intensidade, mas a Defesa Civil do México informou que ainda não há reportes de 'danos graves'.
A chefe da Defesa Civil mexicana, Laura Gurza, disse que os estados afetados pelo tremor foram Guerrero, local do epicentro, Oaxaca, Puebla, Tabasco e Distrito Federal, onde fica a capital do país.
'Não temos danos graves a reportar. No entanto, pela magnitude deste evento, há a possibilidade de danos em imóveis frágeis, construídos de pau a pique principalmente, sem grandes estruturas', assinalou Gurza em declarações divulgadas pela rádio local.
Em dezembro passado, o estado de Guerrero foi epicentro de um terremoto de 6,5 graus na escala Richter, incidente responsável por três mortes.
O México se encontra em uma das maiores zonas sísmicas do mundo, onde interagem placas tectônicas como as do Pacífico, Cocos, América do Norte, Caribe e Rivera. EFE