terça-feira, 15 de setembro de 2009

A LOGICA DA ESQUERDA qual a proposta desta esquerda? - Bismarck Frota de Xerez

O escândalo dos agrocarburantes nos países do Sul
François Houtart *
Adital -
Tradução: ADITAL

A ideia de estender o cultivo dos agrocarburantes no mundo e particularmente nos países do Sul é desastrosa; faz parte de uma perspectiva global de solução à crise energética. Nos próximos 50 anos, teremos que mudar de ciclo energético, passando da energia fóssil, que é cada vez mais rara, para outras fontes de energia. (MEU COMENTARIO: lembram do 1o choque do petroleo? diziam que a humanidade só tinha petroleo para mais 25 anos, Ainda não tinhamos CONTRARIADO O RELATORIO DO MR. WALTER LINK, Geisel provou que temos petroleo, se dependessemos da esquerda continuariamos reclamando da vida) Em curto prazo, é mais fácil utilizar o que é imediatamente rentável, isto é, os agrocarburantes. (COMENTARIO: o que esta esquerda propoe. Criticar é fácil e comodo). À medida que se desenvolve a crise financeira e econômica, ao serem reduzidas as possibilidades de investimento e ao esperar lucros rápidos, essa solução parece ser a mais requerida. (E DAÍ?)

Como sempre, em um projeto capitalista, (EXISTE OUTRO??) ignora-se o que os economistas chamam as externalidades, (NÃO SE FAZ OMELETE SEM QUEBRAR OS OVOS) isto é, o que não entra no cálculo do mercado; para o caso que expomos, significam os danos ecológicos e sociais. (SE NOSSOS ANTEPASSADOS TIVESSEM ESTAS PREOUCUPAÇÕES, AINDA ESTARIAMOS VIVENDO OS CICLOS ANTERIORES DE MISERIA) Para contribuir com um percentual entre 25 e 30% da demanda com vistas à solução da crise energética, terão que ser utilizados centenas de milhões de hectares de terras cultiváveis para a produção de agroenergia, (UMA VERDADE QUE NÃO TRABALHA COM NUMEROS RELATIVOS: O QUE SÃO ESTAS "CENTENAS DE MILHÕES DE HECTARES" PARA O BRASIL? QUAL O PERCENTUAL DO TOTAL DISPONIVEL? O PENSAMENTO ESTÁTICO NÃO LEVA EM CONTA QUE A PRÁTICA LEVA AO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS COM GANHOS DE PRODUTIVIDADE, NOVAS ESPECIES DE PLANTAS, ETC, REDUZINDO OS TAIS "MILHÕES DE HECTARES") em sua maior parte no Sul, já que o Norte não dispõe de superfície cultivável suficiente. Terão também, segundo estimativas, que expulsar de suas terras pelo menos 60 milhões de camponeses. (PRÁTICA IMPLANTADA NA INGLATERRA PARA DISPONIBILIZAR MÃO DE OBRA PARA A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AUMENTO DA PRODUTIVIADE DA LÃ NO CAMPO, PERGUNTEMOS HOJE AOS DESCENDENTES SE PREFERIAM QUE SEUS ANTEPASSADOS TIVESSEM FICADO NO CAMPO INGLES) preço dessas "externalidades", não pago pelo capital, mas pela comunidade e pelos indivíduos, é espantoso. (ISTO É UM PROBLEMA REAL, QUE DEVE SER IMPUTADO O CUSTO A QUEM VAI GANHAR, QUE NÃO É SÓ O CAPITAL, TAMBÉM A COMUNIDADE, PRECISAMOS PROTEGER AS FAMILIAS E AS PESSOAS DESLOCADAS).

Os agrocarburantes são produzidos sob forma de monocultivos, destruindo a biodiversidade e contaminando os solos e a água. (ESTE É OUTRO PROBLEMA REAL, QUANDO TRABALHEI NO SEBRAE TINHAMOS UM DEPTO DE TECNOLOGIA E LINHAS DE CREDITO DO BNDES PARA RESOLVER ESTES PROBLEMAS, ATÉ PORQUE OS RESIDUOS SÃO OUTRA FONTE DE RIQUEZA). Pessoalmente, caminhei quilômetros pelas plantações de Chocó, na Colômbia, e não vi nem uma ave, nem uma mariposa, nem um peixe nos rios, devido ao uso de grandes quantidades de produtos químicos, tais como fertilizantes e praguicidas. Frente à crise hídrica que afeta o planeta, (O GAJO QUE ESCREVE É EUROPEU, ETNOCENTRICO FALA DO PLANETA PENSANDO NA EUROPA, NOSSA CRISE BRASILEIRA É CAPTAR, TRATAR E DISTRIBUIR A ABUNDANCIA DE AGUA QUE TEMOS E EDUCAR NOSSA CABOCLADA A USAR ESTE BEM CARO PARA CHEGAR EM NOSSAS CASAS TRATADA, ESTES EUROPEUS NÃO APRENDEM A OLHAR PARA FRENTE, SÓ OLHAM PARA O PROPRIO UMBIGO) A a utilização de água para produzir etanol é irracional. De fato, para obter um litro de etanol a partir do milho, utiliza-se entre 1200 e 3400 litros de água. (PROBLEMA DOS BRANCOS, LOIROS, ANGLO-SAXÕES DESCENDENTES DOS DEGREDADOS INGLESES, LÁ NA AMÉRICA, NÃO É NOSSO PROBLEMA) cana de açúcar também necessita enormes quantidades de água (CURIOSO!!! O BRANCO, LOIRO FRANÇOIS HOUTART, QUE DESCREVE O BICHO PAPÃO, NÃO DIZ OS NUMROS DO CONSUMO DE ÁGUA PARA PRODUÇÃO DA CANA, ORA SEU EUROPEU, QUANDO VOCES NO SÉCULO XVI PRECISARAM DE AÇUCAR, INVESTIRAM NO NORDESTE, PERNAMBUCO, ALAGOAS, PARAIBA, TERRITORIOS SECOS, E PARIRAM O BRASIL DESLOCANDO COLONOS DOS AÇORES E DO NORTE DE PORTUGAL E EXPULSANDO PARA O NORDESTE OS CRISTÃOS-NOVOS, TUDO COM AS BENÇÃOS DA MULTINACIONAL CATOLICA ROMANA, QUANDO FOI PARA TEREM AÇUCAR FOI LEGAL, AGORA QUE É PARA NOSSA CAPITALIZAÇÃO, NÃO É LEGAL, VEM AMEDRONTAR OS EX-JESUITAS TUPINIQUINS!!!). A contaminação dos solos e da água chega a níveis até agora jamais conhecidos, (CLARO, CLARISSIMO, VERDADE, POIS ATÉ 1960, QUANDO COMEÇARAM OS MOVIMENTOS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL SÓ VOCES COMIAM, ANDAVAM DE CARRO, EXISTIAM, SÓ VOCES EUROPEUS DESTRUIAM O PLANETA, AGORA É A NOSSA VEZ DE VIVER, DE IMITAR O PADRÃO DE VIDA DE VOCES, O PLANEJA QUE SE ...) criando o fenômeno de "mar morto", nas desembocaduras dos rios (20 km2 nas desembocaduras do Mississipi, em grande medida causada pela extensão do monocultivo de milho destinado ao etanol). A extensão dessas culturas acarreta uma destruição direta ou indireta (pelo deslocamento de outras atividades agrícolas ou pecuárias) dos bosques e selvas que são como poços de carbono por sua capacidade de absorção. (TÁ PREOCUPADO? QUE A EUROPA RECONSTRUA AS FLORESTAS QUE DESTRUIRAM, QUE A EUROPA REFAÇA OS "POÇOS DE CARBONO", AGORA É A NOSSA VEZ DE VIVER).


O impacto dos agrocarburantes sobre a crise alimentar tem sido comprovado.(MEIA VERDADE, NO BRASIL DA MONOCULTURA DA LARANJA , DA CANA, DA SOJA, DA.....DA.....PRODUZIMOS NOSSOS ALIMENTOS NA MESMA PROPORÇÃO QUE CRESCE NOSSA POPULAÇÃO E NECESSIDADES, RENUNCIAMOS A PRODUZIR TRIGO PARA INTEGRAR NOSSA ECONOMIA COM A ARGENTINA, COM QUEM NO FUTURO FORMAREMOS UMA SÓ E MESMA NAÇÃO E AINDA SOBRA MUITA TERRA A SER EXPLORADA SEM PRECISAR DESTRUIR FLORESTAS, BASTANDO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE APLICANDO AS TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS, PARA CADA REGIÃO, PELA NOSSA EMBRAPA, CUJOS ESCRITORIOS ESTAMOS IMPLANTANDO NA ÁFRICA, PARA CORRIGIR O DESASTRE QUE VOCES CRISTÃOS DEIXARAM NA ÁFRICA, ONDE NEM PARA FAZE R FILHOS AS AFRICANAS SERVIAM. ENQUANTO NÓS NOS ORGULHAMOS DE SERMOS MULATOS, MAMELUCOS, ONDE JÁ NÃO EXISTEM NEGROS, POIS TODOS DE PELE ESCURA SÃO MESTIÇOS DE MAIS DE CINQUENTA ETNIAS DIFERENTES QUE AQUI SE MISTURAM SUPERANDO O RACISMO CRISTÃO EUROPEU).

Não somente porque sua produção entra em conflito com a produção de alimentos, em um mundo onde, segundo a FAO, mais de um bilhão de pessoas sofrem com a fome (SE A AFRICA E A ÁSIA AINDA NÃO FORAM COMPETENTES PARA CRIAREM O CAPITALISMO NO CAMPO, NÓS MESIÇOS BRASILEIROS JÁ CRIAMOS E PODEMOS EXPORTAR NOSSO MODELO PARA ALIMENTAR ÁFRICA E ÁSIA, CORRIGINDO OS ESTRAGOS DO COLONIALISMO CRISTÃO EUROPEU) ; mas também porque tem sido um elemento importante da especulação sobre a produção de alimentos nos anos 2007 e 2008. Um informe do Banco Mundial afirma que nesses dois anos, 85% do aumento dos preços dos alimentos que empurrou mais de 100 milhões de pessoas para debaixo da linha da pobreza (o que significa fome), foram influenciados pelo desenvolvimento da agroenergia. (PROCESSO HISTORICO NÃO SE CONFUNDE COM ANALISES DE PERIODOS TÃO CURTOS COMO DOIS ANOS, TODA HOMEOSTASE DE UM SISTEMA ROMPIDA (O) GERA ENTROPIA PROVISORIA, A HUMANIDADE NUNCA PAROU A SUA MARCHA PORQUE A MARCHA GEROU ENTROPIA, TRATOU DE CORRIGIR A ENTROPIA BUSCANDO NOVA HOMEOSTASE. TODA ANALISE DE GALINHA VÊ O MILHO QUE ESTÁ A VISTA, PERDENDO DE VISTA O PROCESSO , O TODO, A CURVA, E SUAS NECESSARIAS CORREÇÕES, TODA ANALISE FEITA POR CEREBROS DE GALINHA É ESTATICA, MAS A VIDA É DINAMICA, A VIDA É UMA CURVA DE DIFERENTES FORMATOS, ONDE UM PONTO É SOMENTE UM PONTO. MOISÉS ENFRENTOU ESTA ESPECIE DE GALINHA QUE SENTIU SAUDADES DAS CEBOLAS DO EGITO. MAS NÃO RECUOU).

Por essa razão, Jean Ziegler, durante seu mandato como Relator Especial das Nações Unidas pelo Direito à Alimentação, qualificou os agrocarburantes de "crime contra a humanidade" e seu sucessor, o belga Oliver de Schutter, pediu uma moratória de 5 anos para sua produção.

A extensão do monocultivo também significa a expulsão de muitos camponeses de suas terras. Na maioria dos casos, isso se realiza através da estafa ou da violência. (A MARCHA DA HUMANIDADE NUNCA FOI RETARDADA. OS GERMANICOS QUE INVADIRAM AS TERRAS DOS CELTAS EUROPEUS QUE O DIGAM. LÁ NA FRANÇA EXISTEM REGIÕES COMO BORGONHA, HABITADA PELOS DESCENDENTES DOS GERMANICOS BURGUNDIOS, NA INGLATERRA, OS ROMANOS NÃO CONSEGUINDO DOMINAR OS CELTAS, FIZERAM UM MURO SEPARANDO O TERRITORIO CONQUISTADO E ISOLANDO OS ANCESTRAIS DOS ATUAIS ESCOCESES. EM PRINCIPIO O VETOR DEFINIDOR DA HISTORIA É A INTEGRAÇÃO, FEITA PELA MISCIGENAÇÃO OU PELA VIOLENCIA. NUNCA PARANDO O PROCESSO DE EXPANSÃO. PODEMOS INOVAR, INTEGRANDO AO PROCESSO OS POVOS QUE ESTÃO NO CAMINHO, MAS O PROCESSO HISTORICO NÃO SERÁ PARADO). Em países como a Colômbia e a Indonésia, recorrem às Forças Armadas e aos paramilitares, que não duvidam em massacrar aos defensores recalcitrantes de suas terras. Milhares de comunidades autóctones na América Latina, na África e na Ásia são despossuídos de seu território ancestral. Dezenas de milhões de camponeses já foram desalojados, sobretudo no Sul, (ESTES EUROPEUS NOS "PENSAM" COMO "SUL", NOS ENGLOBAM COMO SE A NOSSA DEMOCRACIA BRASILEIRA FOSSE IGUAL A DA COLOMBIA, INDONESIA. ESSES EUROPEUS NÃO NOS DISTINGUEM NO TODO DAQUELES QUE ELES QUEREM QUE SE MANTENHAM ECONOMIAS QUE NÃO EVOLUEM, NÃO NOS QUEREM ASPIRANDO O PADRÃO DE VIDA DELES. NÃO ADIANTOU NADA ESTE PADRE EUROPEU ESQUERDISTA TER ESTUDADO O FAMOSO "DISTINGO" NA FILOSOFIA, PORQUE NÃO PENSA, ELE É A OUTRA FACE DA MESMA MOEDA QUE A MULTINACIONAL CATOLICA ROMANA NOS ENVIA, UNS ATIÇAM A NÃO DESENVOLVER A ECONOMIA, E OUTROS A LEVANAR OS BRAÇOS CHORAR DE EMOÇÃO AGRADECENDO A GRAÇA DE SER POBRE, LASCADO, ALIENADOS) em função do desenvolvimento de um modo produtivista da produção agrícola e da concentração da propriedade da terra. O resultado de tudo isso é uma urbanização selvagem e uma pressão migratória tanto interna quanto internacional. (MEIA VERDADE, REALMENTE EM TRINTA ANOS EXPLODIMOS EM URBANIZAÇAO, QUANTO A CONCENTRAÇÃO DEVEMOS ANALISAR O PROCESSO HAVIDO NESTE MESMO PERIODO QUANDO NOSSOS COLONOS GAUCHOS, CATARINENSES, PARANAENESE (CANSADOS DO MINIFUNDIO HERDADO) FORAM PARA O PARAGUAI, MT, MS, RONDONIA, RORAIMA, MARANHÃO, BAHIA, MODERNIZANDO A LAVOURA DESTES ESTADOS, FRUTOS QUE COLHEMOS HOJE, MODERNIZANDO TODA A ECONOMIA DESTES ESTADOS; QUANTO A MIGRAÇÃO INTERNA ELA TEM QUINHENTOS ANOS, FOI O QUE FEZ O BRASIL DESTE TAMANHO, SEMPRE TIVEMOS E AINDA TEMOS FRONTEIRAS INTERNAS POR OCUPAR, E ISTO SE FAZ COM MIGRAÇÃO INTERNA, NINGUÉM SAI PORQUE ESTÁ NADANDO EM OURO, SE O TEM SE FAZ MIGRANTE POR AMBIÇÃO, (MAS A MULTINACIONAL CATOLICA ROMANA É CONTRA AMBIÇÃO DOS OUTROS), ASSIM REPRESENTATES DE CASAS BANCARIAS DOS FUGGER, ALEMÃES LINZS , VIRARAM BRASILEIROS LINS, IDEM REPRESENTANTE DA CASA BANCARIA DOS CAVALCANTI FICARAM NO BRASIL E NA PRIMEIRA HORA SE MISCIGENARAM, IDEM A FAMILIA ADORNO, DE SP E BA, CUJO ANTEPASSADO CHEGOU COMO REPRESENTANTE DA CASA BANCARIA DE GENOVA QUE FINANCIAVA MARTIM AFONSO DE SOUZA EM 1532, COM ESTES FINANCIADORES VIERAM COLONOS CUJOS DESCENDENTES ATÉ HOJE MIGRAM SEMPRE BUSCANDO MELHORES OPORTUNIDADES)

É necessário também registrar que o salário dos trabalhadores é bem baixo e as condições de trabalho geralmente são infrahumanas devido às exigências de produtividade. (VERDADE POIS NOSSO INCIPIENTE CAPITALISMO SE CAPITALIZA ENQUANTO EXPLORA. REPRODUZINDO A HISTORIA DO CAPITALISMO, E EM PARTE TAMBÉM POR DESCONHECER TECNICAS DE GESTÃO VOLTADAS PARA OTIMIZAÇÃO, EM PARTE TAMBÉM PORQUE SÓ FAZ 120 ANOS SAIMOS DA SENZALA E AINDA TEMOS MENTALIDADE ESCRAVOCRATA, EM PARTE.....POR OUTRAS RAZÕES, MAS DE OLHO NO PROCESSO E NÃO NO PONTO DA CURVA QUE VEMOS, A CURVA APONTA PARA O AMADURECIMENTO ONDE O CAPITAL SERÁ FAZER DE MENOR IMPORTANCIA, ASSIM COMO A MÃO DE OBRA, POIS O CONHECIMENTO TENDE A SER O CAPITAL MAIS IMPORTANTE) A saúde dos trabalhadores também é afetada gravemente. Durante a sessão do Tribunal Permanente dos Povos sobre as Empresas Multinacionais Europeias na América Latina, realizada paralelamente à Cúpula Europeia-Latinoamericana, em maio de 2008, em Lima (Peru), foram apresentados muitos casos de crianças com má formação devido à utilização de produtos químicos no monocultivo de banana, da soja, da cana de açúcar e de palmeiras. (FALAR DAS CRIANÇAS COMOVE, NÃO PRECISAMOS. NOSSO NOTICIARIO MOSTRA NOSSOS COLONOS QUE MORREM POR USO INADEQUADO, EXCESSIVO, ETC, DE VENENOS. O QUE É DEVIDO A MONOCULTIVO E O QUE É DEVIDO A TRANSIÇÃO DESTE MESMO CONJUNTO - DONO DA PLANTAÇÃO E SEUS AGREGADOS - TODOS VINDOS OU RECEM SAIDOS DA PRÉ-MODERNIDADE CONVIVENDO, NUM SALTO, COM TECNOLOGIAS DA MODERNIDADE ENQUANTO SEUS CÉREBROS AINDA SÃO PRÉ-MODERNOS, SUAS ESTRUTURAS MENTAIS AINDA PENSAM " O QUE DEUS NÃO DÁ, NOSSA SENHORA ENTERA"????)

Dizer que os agrocarburantes são uma solução para o clima também está na moda. É verdade que a combustão dos motores emite menos anidrido carbônico na atmosfera; porém, quando se considera o ciclo completo da produção, da transformação e da distribuição do produto, o balanço é mais atenuado. Em certos casos, converte-se em negativo em relação à energia fóssil. (O PUM DAS VACAS TAMBÉM POLUEM, VAMOS ELIMINAR AS VACAS, MAS SERÁ QUE A CIVILIZADA INDIA VAI DEIXAR? SERÁ QUE A SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS VAI DEIXAR? A VACA É FONTE DE PROTEINA SERÁ QUE ESTA ESQUERDA TAO BOA NO DENUNCIAR PRODUZIRA EM QUANTIDADE AS PROTEINAS DE QUE PRECISAMOS? E COMO VAMOS TRANSPORTAR AS PROTEINAS QUE ESTA MULTINACIONAL CATOLICA ROMANA VAI PRODUZIR PARA SUBSTITUIR AS VACAS POLUIDORAS? DE CARRINHO DE MÃO? A QUE VELOCIDADE? QUE O VATICANO E A UNIVERSIDADE CATOLICA DO PADRE FRANÇOIS HOUTART INSTITUAM UM FUNDO PARA DESCOBERTA DE NOVOS COMBUSTIVEIS, MAS ENQUANTO NÃO DESCOBREM NOS DEIXEM POLUIR E SOBRETUDO DESENVOLVER, SAIR DA PRÉ-MODERNIDADE, REPETIR O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO DA EUROPA E NÃO VENHAM DENUNCIAR, ATITUDE BEM COMUM DOS FUNCIONARIOS ROMANOS, OS CAMINHOS QUE JÁ ENCONTRAMOS. CUIDEM DE SUAS CASAS, NÓS SABEMOS ERRAR SOZINHOS, NÃO PRECISAMOS DE CONSELHOS DE QUEM ATÉ HOJE POLUI).

Se os agrocarburantes não são uma solução para o clima, se não são de uma maneira marginal algo que mitigará a crise energética, e se eles acarretam graves consequências negativas, tanto sociais quanto ao meio ambiente, temos o direito de perguntar-nos porque eles têm tanta preferência. A razão é que a curto e médio prazos eles aumentam de maneira considerável e rapidamente a taxa de lucro do capital. É por isso que as empresas multinacionais do petróleo, do automóvel, da química e do agronegócio se interessam pelo setor. Eles têm como sócios ao capital financeiro (George Soros, por exemplo), os empresários e os latifundiários locais, herdeiros da oligarquia rural. Então, a função real da agroenergia é, de fato, ajudar a uma parte do capital a sair da crise e manter ou, eventualmente, aumentar sua capacidade de acumulação. De fato, o processo agroenergético caracteriza-se por uma sobreexploração do trabalho, pela ignorância das externalidades, pela transferência de fundos públicos para o setor privado; tudo isso permitindo lucros rápidos. Porém, leva a uma hegemonia das companhias multinacionais e a uma nova forma de dependência do Sul em relação ao Norte; tudo isso apresentado com a imagem de benfeitores da humanidade, já que produzem "energia verde". No que concerne aos governos do Sul, eles veem aí uma fonte de divisas úteis para manter, entre outras coisas, o nível de consumo das classes privilegiadas. (SIMPLIFICAÇÃO DA REALIDADE PARA FAZER CABER EM SEUS ESQUEMAS MENTAIS, E AMARRAR AS MENTES DOS JESUITAS MODERNOS E SEUS SEGUIDORES, E TRAVAR NOSSO DESENVOLVIMENTO, EMBORA DIGA VERDADES, DE MANEIRA SIMPLIFICADA, ESQUEMATICA, SEM LEVAR EM CONTA AS CONTRADIÇÕES, COMO SE NÓS NÃO TIVESSEMOS FEITOS NOSSO DESENVOLVIMENTO EXATAMENTE SOMANDO A FOME COM A VONTADE DE COMER, ELES QUERIAM NOS COMER, E NÓS QUERIAMOS SÓ COMER. GRAÇAS A ESTA SABEDORIA, SOMOS O PAIS COMPLEXO QUE SOMOS, BEM DIFERENTE DOS NOSSOS VIZINHOS DE ECONOMIAS MAIS SIMPLES, XÓ URUBÚ.)

Portanto, a solução é reduzir o consumo, sobretudo no Norte e investir em novas tecnologias (especialmente na solar). (LEGAL, QUANDO O NORTE, COMEÇANDO PELA BELGICA DO HOUTART, ENTÃO NÓS VAMOS PENSAR NO CASO DELES, ATÉ LÁ VAMOS CONTINUAR NOSSO DESENVOLVIMENTO EXPLORANDO TODAS AS OPORTUNIDADES, SE SOBRAR PLANETA ÓTIMO, MAS SE SÓ SOBRAR O PLANETA TODO PARA ELES PORQUE TEREMOS MORRIDO DE FOME, SUBMETIDOS AOS INTERESSES DELES, ESTA HIPÓTESE NÃO NOS CONTEMPLA NO BANQUETE DA VIDA. OU SERÁ PARA TODOS OU QUE NÃO SOBRE PARA NINGUÉM).

A agroenergia não é um mal em si e pode contribuir com soluções interessantes em âmbito local, sob a condição de respeitar a biodiversidade, a qualidade dos solos e da água, a soberania alimentar e a agricultura camponesa; isto é, ao contrário da lógica do capital. No Equador, o presidente Rafael Correa teve a coragem de deter a exploração do petróleo da reserva natural do Yasuni. Esperemos que os governos progressistas da América Latina, da África e da Ásia tenham a mesma firmeza. Resistir tanto no Norte quanto no Sul à pressão dos poderes econômicos é um problema político e ético. Portanto, denunciar o escândalo dos agrocarburantes no Sul constitui-se em um dever.


[Autor do livro "La Agroenergía-Solución para el clima o salida de crisis para el capital?", Ruth Casa Editorial E Ediciones Sociales La Habana, 2009].


* Presidente do Conselho Administrativo do Centro Tricontinental (Lovaina a Nova). Secretário Exec. do Fórum Mundial de Alternativas. Repres. do Pres. da Assembleia Geral da ONU pela Reforma do Sistema Financeiro e Monetário



--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário