quinta-feira, 6 de agosto de 2009

FAÇA O QUE MANDO NÃO FAÇA O QUE FAÇO lembra o Sinédrio - Bismarck Frota de Xerez

02.08.2009 | 13:00 UTC
Banco católico alemão investiu em armas, contraceptivos e tabaco
O instituto bancário Pax se tornou alvo de críticas por causa de investimentos em firmas contrárias aos preceitos católicos. Sediado em Colônia, no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, ele prega o investimento financeiro com ética. A maioria de seus clientes são instituições eclesiásticas ou ligadas à Igreja Católica, como ordens religiosas, obras de caridade e hospitais, além de estudantes de teologia.
No entanto, o banco católico investiu um total de mais de 1,6 milhão de euros em dois conglomerados de tabaco (British American e Imperial Tobacco), um fabricante de pílulas anticoncepcionais (Wyeth) e na produtora de armamentos BAE Systems. Sediada em Londres, esta fabrica submarinos atômicos, sistemas de mísseis e aviões de combate, entre outros equipamentos bélicos. O investimento na BAE deu-se em conjunto com o Banco Liga, igualmente ligado à Igreja.
O presidente do instituto bancário católico, Christoph Berndorff, desculpou-se publicamente: "Lamentamos e corrigiremos o erro imediatamente na segunda-feira, sem que haja prejuízo para os clientes". O presidente do conselho de administração do Banco Pax é o prior da Catedral de Colônia, Norbert Feldhoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário