segunda-feira, 17 de agosto de 2009

QUEM NÃO CANTOU "FRERE JACQUES" ? - Bismarck Frota de Xerez


"JACQUE" roupa curta usada pelos camponeses. Daí eles serem chamados de os "jacques".
Em 1358 em Creuil, região proxima de Paris os "jacques" começaram uma revolta chamada de "JACQUERIE", durou 14 dias mas se alastrou pelo centro e pelo norte da França, envolvendo as cidades.
Carlos, o Mau, acabou com a revolta com o grito de "morram os vilões". Agora cante "Frere Jacques" neste CONTEXTO, e sinta o precurssor da MARSELHESA.
O motivo da revolta era os altos impostos.
Diz o Sergio Buarque de Holanda que o brasileiro é cordial, reclama de altos impostos, mas não passa dos murmurios, só reclama.
"deitado em berço esplendido". Na França os jacques acordavam ao som do dim,dim dom.
O 14 de julho ocorrido na França do século XVIII foi continuação de uma Historia diferente da nossa Historia brasileria, onde lider de Quilombo tinha mulher branca (Vera Fisher), onde Santa Isabel de Portugal implantou a Festa do Divino.
Nesta festa seja em Portugal, no Brasil e nos bairros portugueses nos USA e Canadá um POPULAR se feste de Imperador do Divino, com direito a coroa, capa e todos os simbolos reais.
Transposta para o carnaval, nosso povo aguarda os tres dias doutro rei, o Momo, para ser seu cortesão vestido a carater com direito a peruca e salamaleques da Corte dos Luizes.
A rigor, em 1964, os militares não deviam se preocupar com o comunismo, acabaria em PPS, em samba, em Folia de Reis, em Carnaval, em Festa do Divino, e tantas festas folk (povo) sem "dim, dim dom", sem "Frere Jacques".
Aqui os "jacques" não precisam ser acordados, vivem em festas, bem animadas.
Aqui não usamos tal roupa "jacque", ninguem se chama Jacques, nem está dormindo, embora ´"deitado em berço esplendido" vive dizendo "sacode a poeira, dá volta por cima" e canta "foi um rio que passou em minha vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário