sábado, 8 de agosto de 2009

Vem aí o Rainbow Warrior III! - GREENPEACE - Barbet está nesta luta venha participar conosco!


O veleiro, que será entregue pouco antes das comemorações dos 40 anos da organização, foi projetado com a última tecnologia ecologicamente correta disponível e sua construção está diretamente ligada ao maior desafio imposto à humanidade nos últimos tempos: o combate ao aquecimento global.

São Paulo (SP), Brasil — Construído com a última tecnologia ecologicamente correta disponível, a nova embarcação se une à nossa frota em 2011.

Foi assinado hoje, por Gerd Leipold, diretor-executivo do Greenpeace Internacional, o contrato que dará início à construção do Rainbow Warrior III. O veleiro, que será entregue pouco antes das comemorações dos 40 anos da organização, foi projetado com a última tecnologia ecologicamente correta disponível e sua construção está diretamente ligada ao maior desafio imposto à humanidade nos últimos tempos: o combate ao aquecimento global.


A Frota Verde

A história do Greenpeace começou nos mares. O primeiro Rainbow Warrior era uma antiga traineira, que foi reformada a partir de 1977. Com seus 43,92 metros de comprimento e 8,42 de largura, defendeu o meio ambiente em campanhas memoráveis por sete anos - até ser bombardeado e afundado pelo serviço secreto francês em 1985.

O novo "Rainbow Warrior", um veleiro a motor, foi comprado pelo Greenpeace em 1987 para substituir o antigo navio. Hoje, com 52 anos de uso e 20 anos de campanha junto ao Greenpeace, o Rainbow Warrior II precisará ser inutilizado devido ao tempo. Seu substituto foi projetado pela Gerard Dijkstra, empresa holandesa especializada em engenharia naval e será construído pela Fassmer, construtora de navios localizada em Bremem, Alemanha.

É a primeira vez que a organização opta pela construção de um novo navio, em vez de reformar uma embarcação já utilizada. Isso porque, mesmo em épocas de crise financeira global, o Greenpeace acredita que vale a pena investir em uma embarcação de alta tecnologia e desempenho, que tenha como prioridade a proteção ao meio ambiente. “O Greenpeace vem pedindo aos governos internacionais que invistam em decisões ambientalmente corretas para combater o aquecimento global. Se é o correto a ser feito por eles, é também correto a ser feitos por nós.”, explicou Gerd.

O Rainbow Warrior III será prioritariamente um veleiro (usando energia dos ventos no lugar de combustíveis fósseis), com a opção de mudar suas operações para motor, no caso de condições climáticas adversas, por exemplo. Toda a engenharia foi projetada para ser eficiente energeticamente, e o casco foi desenhado para proporcionar o máximo de aproveitamento do combustível. O calor criado pelos geradores será reaproveitado no aquecimento da água utilizada a bordo e para o pré-aquecimento das máquinas.

Seu primeiro pedaço de aço não será forjado antes do início de 2010, mas as preparações para a construção já iniciaram e o navio será entregue em 2011 – no aniversário de 40 anos do Greenpeace. “O Rainbow Warrior é um sinônimo da palavra Greenpeace. Ele não é apenas uma plataforma de trabalho, é também uma fonte de inspiração no mundo todo para que as pessoas comecem a mudar o que está a sua volta. Em uma época ameaçada pelos impactos do aquecimento global, essa inspiração é mais do que bem-vinda.”, disse Gerd Leipold, diretor-executivo do Greenpeace Internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário