domingo, 18 de abril de 2010

[Carta O BERRO] 1968 - O tempo das escolhas lança um novo olhar sobre a história de uma juventude que buscou um Brasil melhor. - Vanderley - Revista

1968 - O tempo das escolhas lança um novo olhar sobre a história de uma juventude que buscou um Brasil melhor.

A Nova Alexandria abre 2010 com o lançamento 1968 - O tempo das escolhas, de Catarina Meloni. O livro registra a trajetória da jovem vinda do interior que, ao ingressar no movimento estudantil e lutar por seus ideais, viu-se perseguida pela ditadura militar.
Existem vários livros e filmes sobre 1968 e os terríveis anos que se seguiram à decretação do Ato institucional nº 5. Faltava, entretanto, esse olhar sensível e feminino sobre os sonhos e os planos daquela juventude que apostou tudo na conquista de um País mais digno. É essa história que Catarina Meloni, testemunha ocular e protagonista do período, nos conta agora.
Longe de assemelhar-se aos almanaques que cheios de datas e personalidades, intelectuais e adornos ideológicos, O tempo das escolhas é sim uma reflexão sincera sobre este ano tão determinante. Ou, nas palavras da própria autora:
"Estou tentando escrever sem avaliar. Quero que minhas mãos sejam a extensão da mente, apenas reproduzindo a memória. Não quero pesquisar arquivos daquele tempo. Este não é um trabalho jornalístico. O que trago aqui são coisas vividas, sobretudo sentimentos. Procuro evitar os sentimentos atuais, mas nem sempre sou capaz. Quero transmitir a imagem que tive naquele período, com todas as minhas limitações, e ser sincera ao retratar o que vi e vivi, deixando de lado conceitos e criatividades literárias. Não quero, da mesma forma, fazer o retrato de uma época, o que exigiria um trabalho de pesquisa que desfiguraria este escrito."
Catarina Meloni especializou-se em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Pernambuco e fez mestrado no mesmo assunto na Universidade de Brasília. Doutorou-se em Letras pela Universidade de São Paulo, USP, com a tese As mulheres e o mundo do sertão em Grande Sertão: Veredas, sob orientação de Zenir Campos Reis.
1968 - O tempo das escolhas
Catarina Meloni
ISBN 978-85-7492-187-7 - 136 páginas - R$35,00
Assessoria de imprensa:
Imprensa@novaalexandria.com.br
Janaina Gomes e Deborah Di

Nenhum comentário:

Postar um comentário