domingo, 4 de abril de 2010

Sete dicas para economizar água

Feche a torneira, esse é o ponto. Impossível economizar água com a torneira aberta, certo? Eu sei, você tem que lavar a louça, escovar os dentes, lavar as mãos e toda essa questão de higiene pertinente aos trópicos. OK. Se não consegue fechar a torneira pelo menos tente diminuir sua vazão. Como assim? Feche o registro e reduza a pressão. Acha radical? Eu acho razoável.

Vou te contar um segredo: a água não nasce na torneira. Existe um longo percurso entre a chuva e o hidrômetro, e posso garantir: é você quem paga por isso. Para os dentes, use a técnica do copinho: 300 ml são suficientes para manter a boca limpa. Se não quer ter tanto trabalho, pelo menos feche a torneira durante a escovação. Este texto já está batido e não dá pra ficar repetindo sempre a mesma coisa, vamos combinar?

Para lavar as mãos a mesma coisa: ensaboe com a torneira fechada, ou ainda, dependendo da situação, deixe um pote com água limpa pelo meio e reúse algumas vezes, não faz mal a ninguém; depois, jogue a água no jardim. Ao lavar a louça ensaboe tudo primeiro, use um pouco de água quente. Seja inteligente, faça a diferença.

Conserte os vazamentos
Troque a borrachinha, chame o zelador, faça alguma coisa. O que não dá é pra ficar com esse pinga pinga, esse chove não molha. Se liga. Se você não é capaz de bancar o encanador e aproveitar seus músculos e seus miolos para dar um ponto final nessa estória. Se não é capaz de um "faça você mesmo" sozinho, pague um profissional e dê fim aos vazamentos. Prometa.

Enquanto isso vamos esperar que os órgãos competentes também o façam, eu tenho certeza que o Brasil é penta campeão em vazamento de água tratada. Gol contra!

E você? Conserte a maldita válvula hidra que já deveria estar banida, livre seu condomínio deste desperdício. Se todos colaboram todos ganham. A união faz muito mais que açúcar. Vê se não amolece e tome tento. Água que vaza, vida que atrasa. Comprometa-se com o futuro.

Encurte o banho
Tenho lá minhas teorias indígenas e, diferente de qualquer europeu, não dispenso o banho diário. Amo a água farta de meus antepassados. Sei que é o pouco que me resta de um contato mais íntimo com a natureza, água que sou. Mas também prezo o sol, a lua, as estrelas, um banho de ervas, um banho de chuva.

Como economizar? Simples. Divida seu banho em três partes: primeiro molhe a cabeça, os cabelos, o corpo. Deixe a água escorrer um pouco, aproveite para passar o xampu e desligue o chuveiro. Desligue mesmo, não minta pra você. Com o chuveiro fechado termine de lavar os cabelos (não se esqueça de usar uma quantidade pequena de shampoo pra contaminar menos o planeta). Ligue a água novamente e enxague a farta cabeleira, desligue. Com sua esponja favorita, ensaboe o corpo calmamente, lave bem as partes, fique cheirosinho, cheirosinha, igual um Gianecchini na novela, todo ensaboado.

Depois, finalmente a etapa derradeira do enxague. Deixe a água rolar sobre seu corpo, varrendo a sujeira, a fuligem, o suor, a poeira, enquanto pode agradecer o fato de ter nascido brasileiro e viver longe do sertão. Se percebermos os desertos do mundo valorizaremos mais a abundância local. Quem valoriza não desperdiça!

Reúse e abuse
A água que sai da lavadora de roupas pode e deve ser reutilizada para lavar pisos, banheiros, cozinha, quintal, cocô de cachorro etc, etc,etc. Tenha criatividade. Eu lavo as roupas sujas com a água limpa do enxague, e não tenho problemas com isso. Aproveito para fazer musculação carregando uns baldes. Tenho orgulho de guardar a água e reusar, sou feliz por ter aprendido com quantos baldes se faz uma caixa d'água. Sou feliz porque sei onde nasce a água e o caminho que ela percorre até minha sede. Se soubesse tudo o que sei antes, antes faria tudo o que faço hoje. Contribuo. Economizo.

Calçadas
Nunca lave as calçadas com água potável. Por mim, a partir de ontem, empurrar folhas com a pressão da água seria crime inafiançavel, sujeito à pena de morte por afogamento no mar. Que que é isso? Lavar calçada com água tratada? Tá louco!

Se não consegue se livrar dessa mania de limpeza e tem porque tem que deixar a frente da casa livre das folhas das árvores, se isso te incomoda tanto, use a cabeça e a vassoura. Água, jamais!

Um dia o cobrador vai lhe avisar que água passou a custar vinte vezes mais caro. Quero saber quanto você estará disposto a pagar por este ato inadequado. Vai mesmo pagar pra ver? A fatura pode chegar para os seus netos. Felizmente há quem prefira manter a consciência limpa e as flores na calçada.

Lava-carro
Bem, aqui temos dois problemas: o carro e o dono. Diria radicalmente que você deveria se livrar logo do carro, isso sim é desapego e economia, mas se você pensa que não vai viver sem carro como os seus antepassados, pelo menos respeite as próximas gerações e não passe o domingo com a mangueira em punho, na frente da sua casa, vestindo seu traje mais tosco, lavando sua máquina com água de beber.

A água potável é um bem sagrado, e deve ser consumida com parcimônia por necessidade. Água tratada custa caro e a sarjeta certamente não é seu melhor destino.

Mas, se você não consegue ficar sem lavar o carro em sua exibição dominical, reúse a água servida; use baldinho, buchinha, paninho. Dez litros. Você vai fazer sucesso e ficar bem na fita.

Amarre a mangueira
Mesmo para regar o jardim podemos impor algumas regras, e olha que neste item peco, porque, para mim, as plantas vem em primeiro lugar. Mesmo assim prefiro regar no comecinho da noite ou antes do sol sair completamente. Regas com o dia ainda quente evaporam mais água e são bem menos eficientes.

Existem países onde o uso da água em ambientes externos durante o dia é punido com multas pesadas. Existem países onde falta água potável para o ser humano beber.

Agradeço novamente por viver neste país tropical sobre o aquífero Guarani. Apenas não me iludo, sei que não vão inventar mais água no planeta, e que o que temos é tudo o que temos: mares, geleiras, nuvens e chuvas, é assim toda a nossa água.

Ponha a mão na massa! Aproveite esse tempo para refletir se vale a pena "lavar as mãos" e deixar tudo como está, ou se é melhor aprender com a água a desviar dos obstáculos. Procure não ser cabeça dura, economize já o que já não era sem tempo. Água pura é coisa rara: use com moderação.

É ISSO MESMO.
OS TEMPOS SÃO ESSES.
ECONOMIZAR AGUA OU FICAR SEM ELA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário