quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mãe Natureza está sob pressão afirma ONU

Mudanças climáticas e as alterações na camada de ozônio são os principais exemplos, segundo o Secretário-Geral, Ban Ki-moon; mundo celebra nesta quinta-feira o Dia Internacional da Terra.

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.
A 'Mãe Natureza' está sob pressão, já que o mundo a explora com frequência sem devolver o que retirou. E as consequências para a falta de proteção estão sendo sentidas agora.
A afirmação é do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem pelo Dia Internacional da Terra, celebrado nesta quinta-feira, 22 de abril.
Exemplos
As mudanças climáticas e as alterações na camada de ozônio são os principais exemplos, segundo Ban.
Ele também cita o declínio da diversidade biológica, a redução da fertilidade dos solos e da pesca, o aumento da poluição de recursos marinhos e a escassez de água potável.
A falta de saneamento e água afeta todo o crescimento da população, como disse à Rádio ONU, de Genebra, a diretora do Departamento de Saneamento e Meio Ambiente da Organização Mundial da Saúde, OMS, Maria Neira.
"Não só as crianças estão morrendo de doenças, como a diarreia, que contribui ainda para a desnutrição. A educação também é afetada porque a criança não poderá ir à escola e tem a questão social e econômica", afirmou.
Harmonia
A sustentabilidade ambiental é uma das oito Metas do Milênio, que tem prazo para cumprimento até 2015.
O Dia Internacional da Terra foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas ano passado, em resolução liderada pela Bolívia.
O objetivo é promover a harmonia do planeta com a natureza para o equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário