quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lula rejeita comparação com apagão de 2001 - Estados do Brasil às escuras - Barbet

O apagão atingiu os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, ...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou que o apagão desta terça-feira (10) tenha sido causado por falta de energia e que, portanto, ele não pode ser comparado com o apagão de 2001, quando houve racionamento de energia.
- Não tivemos falta de geração de energia. Tivemos um problema na linha de transmissão e ainda não detectamos ainda qual o local onde houve o problema.
Lula afirmou que está esperando a reunião entre a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o ONS (Operador Nacional do Sistema), o Ministério das Minas e Energia e os diretores das empresas do Sistema Eletrobrás para detectar exatamente o que houve.
- Não posso dizer que foi um raio, um vento ou um erro humano enquanto eu não tiver a informação. Falei com o [Edison] Lobão [ministro das Minas e Energia] e a gente ainda não tem o retrato do que aconteceu.
O presidente falou que, ao contrário de 2001, não houve falta de energia.
- O que aconteceu em 2001 é que a gente não produzia energia suficientemente e não tinha linhas de transmissão para interligar todo o sistema elétrico brasileiro. Hoje, duas coisas estão certas: não faltou geração de energia e o problema não foi de falta de linhas de transmissão.

Lula destacou ainda que seu governo investiu pesado em energia:

- A única coisa que posso dizer é que em sete anos fizemos 30% de tudo o que foi feito em 123 anos [na área de energia].

Segundo o Ministério de Minas e Energia, 18 Estados foram atingidos pelo apagão de ontem, que deixou no escuro por cerca de 6h grande parte do país e também do Paraguai. São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo ficaram totalmente às escuras. Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram atingidos parcialmente. Distrito Federal também sofreu blecaute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário