quinta-feira, 29 de março de 2012

O Fim do Mundo em 2012 - Palestra de Terezinha de Oliveira - Barbet

O dia do Juízo Final sempre foi uma tentativa de terrorismo psicológico através do suposto fim do mundo. Nesse clima exploram-se, sem fundamento, as profecias relativas às transformações pelas quais a Terra e a Humanidade estão passando para ingressar em uma Nova Era. A moda agora é usar as profecias Maias (civilização da América Central que chegou a ser uma das mais dinâmicas sociedades do mundo e atingiu seu mais elevado estado de desenvolvimento entre 250 a 900 DC) tentando "cristianizá-las", mas cabe anotar que, quando tais profecias foram concebidas, aquele povo politeísta nem tinha ouvido falar de Jesus. Como o ano 2.000 já se foi, e não se pode mais explorar as falsas profecias da Bíblia -- uma delas: a mil chegarás, de dois mil não passarás -- agora surge uma nova onda que procura reativar o tema catastrófico, embora não haja citação alguma a respeito nem no Velho nem no Novo Testamento. Therezinha de Oliveira, valorosa trabalhadora da Seara Bendita, é uma das mais ativas colaboradoras do Centro Espírita Allan Kardec (Campinas-SP) em particular, e do Movimento Espírita em geral. Oradora notável, já proferiu mais de duas mil palestras em todo o Brasil e até no exterior.

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju se manifesta - Haroldo Oliveira

O baixo nível da TV no Brasil


Por Dom Henrique Soares, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracajú-SE
 
A situação é extremamente preocupante: no Brasil, há uma televisão de altíssimo nível técnico e baixíssimo nível de programação.
Sem nenhum controle ético por parte da sociedade, os chamados canais abertos (aqueles que se podem assistir gratuitamente) fazem a cabeça dos brasileiros e, com precisão satânica, vão destruindo tudo que encontram pela frente: a sacralidade da família, a fidelidade conjugal, o respeito e veneração dos filhos para com os pais, o sentido de tradição (isto é, saber valorizar e acolher os valores e as experiências das gerações passadas), as virtudes, a castidade, a indissolubilidade do matrimônio, o respeito pela religião, o temor amoroso para com Deus.
Na telinha, tudo é permitido, tudo é bonitinho, tudo é novidade, tudo é relativo!
Na telinha, a vida é pra gente bonita, sarada, corpo legal…
A vida é sucesso, é romance com final feliz, é amor livre, aberto desimpedido, é vida que cada um faz e constrói como bem quer e entende!
Na telinha tem a Xuxa, a Xuxinha, inocente, com rostinho de anjo, que ensina às jovens o amor liberado e o sexo sem amor, somente pra fabricar um filho…
Na telinha tem o Gugu, que aprendeu com a Xuxa e também fabricou um bebê…
Na telinha tem os debates frívolos do Fantástico, show da vida ilusória…
Na telinha tem ainda as novelas que ensinam a trair, a mentir, a explorar e a desvalorizar a família…
Na telinha tem o show de baixaria do Ratinho e do programa vespertino da Bandeirantes, o cinismo cafona da Hebe, a ilusão da Fama…
Enquanto na realidade que ela, a satânica telinha ajuda a criar, temos adolescentes grávidas deixando os pais loucos e a o futuro comprometido, jovens com uma visão fútil e superficial da vida, a violência urbana, em grande parte fruto da demolição das famílias e da ausência de Deus na vida das pessoas, os entorpecentes, um culto ridículo do corpo, a pobreza e a injustiça social…
E a telinha destruindo valores e criando ilusão…
E quando se questiona a qualidade da programação e se pede alguma forma de controle sobre os meios de comunicação, as respostas são prontinhas:
(1) assiste quem quer e quem gosta,
(2) a programação é espelho da vida real,
(3) controlar e informação é antidemocrático e ditatorial…
Assim, com tais desculpas esfarrapadas, a bênção covarde e omissa de nossos dirigentes dos três poderes e a omissão medrosa das várias organizações da sociedade civil – incluindo a Igreja, infelizmente – vai a televisão envenenando, destruindo, invertendo valores, fazendo da futilidade e do paganismo a marca registrada da comunicação brasileira…
Um triste e último exemplo de tudo isso é o atual programa da Globo, o Big Brother (e também aquela outra porcaria, do SBT, chamada Casa dos Artistas…).
Observe-se como o Pedro Bial, apresentador global, chama os personagens do programa: “Meus heróis! Meus guerreiros!” – Pobre Brasil!
Que tipo de heróis, que guerreiros!
E, no entanto, são essas pessoas absolutamente medíocres e vulgares que são indicadas como modelos para os nossos jovens!
Como o programa é feito por pessoas reais, como são na vida, é ainda mais triste e preocupante, porque se pode ver o nível humano tão baixo a que chegamos!
Uma semana de convivência e a orgia corria solta…
Os palavrões são abundantes, o prato nosso de cada dia…
A grande preocupação de todos – assunto de debates, colóquios e até crises – é a forma física e, pra completar a chanchada, esse pessoal, tranqüilamente dá-se as mãos para invocar Jesus…
Um jesusinho bem tolinho, invertebrado e inofensivo, que não exige nada, não tem nenhuma influência no comportamento público e privado das pessoas…
Um jesusinho de encomenda, a gosto do freguês… que não tem nada a ver com o Jesus vivo e verdadeiro do Evangelho, que é todo carinho, misericórdia e compaixão, mas odeia o fingimento, a hipocrisia, a vulgaridade e a falta de compromisso com ele na vida e exige de nós conversão contínua!
Um jesusinho tão bonzinho quanto falsificado…
Quanta gente deve ter ficado emocionada com os “heróis” do Pedro Bial cantando “Jesus Cristo, eu estou aqui!”
Até quando a televisão vai assim?
Até quando os brasileiros ficaremos calados?
Pior ainda: até quando os pais deixarão correr solta a programação televisiva em suas casas sem conversarem sobre o problema com seus filhos e sem exercerem uma sábia e equilibrada censura?
Isso mesmo: censura!
Os pais devem ter a responsabilidade de saber a que programas de TV seus filhos assistem, que sites da internet seus filhos visitam e, assim, orientar, conversar, analisar com eles o conteúdo de toda essa parafernália de comunicação e, se preciso, censurar este ou aquele programa.
Censura com amor, censura com explicação dos motivos, não é mal; é bem!
Ninguém é feliz na vida fazendo tudo que quer, ninguém amadurece se não conhece limites; ninguém é verdadeiramente humano se não edifica a vida sobre valores sólidos…
E ninguém terá valores sólidos se não aprende desde cedo a escolher, selecionar, buscar o que é belo e bom, evitando o que polui o coração, mancha a consciência e deturpa a razão!
Aqui não se trata de ser moralista, mas de chamar atenção para uma realidade muito grave que tem provocado danos seríssimos na sociedade
Quem dera que de um modo ou de outro, estas linha de editorial servissem para fazer pensar e discutir e modificar o comportamento e as atitudes de algumas pessoas diante dos meios de comunicação.
Recebido por e-mail enviado pelo amigo Gilson Raslan

Laerte Braga

A pergunta que Fidel Castro fez ao papa Bento XVI, "o que faz um papa" é bem mais que uma ironia, que uma manifestação das mais vivas de perspicácia. Em se tratando de Bento XVI, uma figura ridícula diante dos próprios católicos - boa parte o rejeita inclusive cardeais - foi a pergunta/afirmação mais clara a uma lamentável figura de início de século, algo assim como um trapalhão no Vaticano (dentre muitos que lá estiveram), ressalvando frase de Millôr Fernandes sobre Trapalhões - "prefiro os Trapalhões que o ministério atual". Com a ressalva que esse trapalhão, o papa, tem mais perfil do ministério a que Millôr se referiu à época, que qualquer um dos que compunham o quarteto.

sábado, 24 de março de 2012

A las armas nucleares las cargan los bancos - Vanderley Caixe
Por Thalif Deen

NACIONES UNIDAS, 5 mar (IPS) - La industria mundial de las armas nucleares es financiada y mantenida viva por más de 300 bancos, fondos de pensión, compañías de seguros y gestores de activos, según un nuevo estudio.
Esas instituciones realizan sustanciales inversiones en la fabricación de armas atómicas.
Divulgado por la Campaña Internacional para Abolir las Armas Nucleares (ICAN, por sus siglas en inglés), el estudio de 180 páginas señala que las naciones con poderío nuclear gastan más de 100.000 millones de dólares al año fabricando nuevas ojivas, modernizando las viejas y construyendo misiles balísticos, bombarderos y submarinos para lanzarlas.
Gran parte de este trabajo es realizado por corporaciones como BAE Systems y Babcock International en Gran Bretaña, Lockheed Martin y Northrop Grumman en Estados Unidos, Thales y Safran en France, y Larsen & Toubro en India.
"Instituciones financieras invierten en esas compañías proveyendo préstamos y comprando acciones y bonos", indica el informe, considerado el primero en su clase.
Titulado "Don’t Bank on the Bomb: The Global Financing of Nuclear Weapons Producers" ("No confíen en la bomba: El financiamiento mundial de los productores de armas nucleares"), el estudio provee detalles de las transacciones financieras con 20 compañías intensamente involucradas en la fabricación, mantenimiento y modernización de las fuerzas atómicas estadounidenses, británicas, francesas e indias.
Se necesita una urgente campaña mundial coordinada por la desinversión en armas nucleares, añade.
Un movimiento así podría ayudar a frenar los programas de modernización y fortalecimiento de armamentos e impulsar las negociaciones hacia una prohibición universal de ese tipo de bombas.
"Dejar de invertir en las compañías de armas nucleares es una forma efectiva de que el mundo corporativo avance hacia la meta de una abolición nuclear", afirma el estudio.
El trabajo llama a las instituciones financieras a que dejen de invertir en la industria armamentística atómica.
"Cualquier uso de armas nucleares violaría el derecho internacional y tendría catastróficas consecuencias humanitarias. Al invertir en los fabricantes, las instituciones financieras están de hecho facilitando la construcción de fuerzas atómicas", indica.
En el prólogo del informe, el arzobispo anglicano sudafricano Desmond Tutu, premio Nobel de la Paz, señala: "Nadie debería hacer ganancias con esta terrible industria de la muerte, que nos amenaza a todos".
El líder pacifista instó a las instituciones financieras a que apoyaran los esfuerzos para eliminar la amenaza atómica, y destacó que el cese de inversiones fue vital en la campaña para poner fin al apartheid (sistema de segregación racial en perjuicio de la mayoría negra) en Sudáfrica.
La misma táctica puede y debe ser empleada para enfrentar a la creación más maligna del hombre: la bomba nuclear, añadió.
Por su parte, Tim Wright, director de campañas de ICAN y coautor del informe, dijo a IPS que algunas de las instituciones identificadas en el trabajo ya expresaron su "intención de adoptar políticas prohibiendo las inversiones en fabricantes de armas atómicas".
La campaña para que cesen las inversiones "probablemente será más exitosa en países donde la oposición a las armas nucleares es más fuerte", por ejemplo los escandinavos y Japón, indicó.
Destacó que cada vez más bancos reconocen que se debe aplicar algún tipo de criterio ético a las inversiones, y que apoyar la fabricación de armas capaces de destruir ciudades enteras al instante era algo claramente contrario a la ética.
De las 322 instituciones financieras identificadas en el informe, alrededor de la mitad tienen sede en Estados Unidos y un tercio en Europa. El estudio también denuncia a instituciones de Asia, Australia y Medio Oriente.
Las más involucradas con la industria de armas nucleares son Bank of America, BlackRock y JP Morgan Chase en Estados Unidos, BNP Paribas en Francia, Allianz y Deutsche Bank en Alemania, Mistubishi UJF Financial en Japón, BBVA y Banco Santander en España, Credit Suisse y UBS en Suiza, y Barclays, HSBC, Lloyds y Royal Bank of Scotland en Gran Bretaña.
Consultado sobre si sería viable una campaña para boicotear a estas entidades, Wright dijo a IPS: "Si los bancos se resisten a ceder, los clientes tendrán que buscar alternativas éticas".
Muchos otros bancos, particularmente pequeños, se niegan a tener cualquier tipo de vínculo con esta industria, destacó. "Si la gente comienza a irse en masa, esto enviará una poderosa señal al banco de que su apoyo a las compañías de armas nucleares es inaceptable".
En el caso de las instituciones multinacionales, una campaña coordinada de boicot en varios países sería efectiva, sostuvo.
El estudio también cita a Setsuko Thurlow, sobreviviente de la bomba atómica lanzada por Estados Unidos sobre la ciudad japonesa de Hiroshima en 1945, y quien hizo un llamado a invertir de una forma ética y a no contribuir con actividades que amenacen la Tierra.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Tomara que esta medida se expanda para todo os Estados brasileiros - Barbet

CNJ vai investigar todos os desembargadores do TJ de São Paulo


O ministro Luiz Fux, do STF, autorizou a retomada das investigações a pedido da Corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon. (Foto: Ana Volpe/Agência Senado)
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) vai estender a investigação dos rendimentos da cúpula do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) a todos os 354 desembargadores da corte e também alguns juízes da primeira instância. A investigação objetiva verificar a legalidade da evolução patrimonial dos magistrados. Informações sobre a folha de pagamento e das declarações de renda dos desembargadores já estão em poder dos corregedores. Pagamentos de licenças-prêmio, verbas corrigidas irregularmente e valores recebidos sem emissão de contracheque também serão analisados.
No início, a inspeção feita pelo CNJ no tribunal paulista, na primeira quinzena de dezembro de 2011, focava cerca de 70 desembargadores, mas surgiram outros casos suspeitos desde então. Estes casos foram identificados pela nova direção do TJ-SP, empossada em janeiro. O presidente, desembargador Ivan Sartori, abriu investigações próprias para apurá-los. Em entrevista à rádio CBN, o presidente do TJ-SP declarou que o CNJ está realizando uma verificação e não uma investigação. O desembargador ainda declarou que o tribunal está aberto ao CNJ e que não tem nada a temer. Sobre as investigações abertas pelo TJ-SP, o presidente afirmou que a única irregularidade encontrada foi a antecipação de saldos a servidores e magistrados, mas esclareceu que esta irregularidade não causou prejuízo aos cofres públicos, foi apenas uma questão de juízes e servidores receberem saldos antes que outros, quando não deveriam.
As investigações do CNJ foram interrompidas em dezembro de 2011, por liminar expedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, a pedido de associações de juízes. No início de março, o ministro reverteu à decisão e autorizou o CNJ a prosseguir com as investigações, desde que não sejam utilizados dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sobre movimentações financeiras acima da média. Um relatório do órgão, divulgado em janeiro, revelou que, entre 2000 e 2010, 3.426 magistrados e servidores do Judiciário brasileiro fizeram movimentações financeiras “atípicas” no valor de R$ 855 milhões. Os dados do Coaf eram utilizados pelo CNJ para definir a escala de prioridades nas investigações dos tribunais.
O TJ-SP é o segundo tribunal do País com maior número de processos disciplinares contra juízes e desembargadores: 271 processos, destes 127 estão em andamento. Apenas o TJ de Pernambuco possui mais processos disciplinares contra magistrados que São Paulo, 451 no total.

Vergonha! - Governador do Rio de janeiro disse que vai liberar bebida alcoólica na Copa - Barbet

Sergio Cabral deu o primeiro passo para liberar bebida alcoólica na Copa - Barbet

A Fifa encontrou um aliado na briga pela liberação de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo. O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, vai enviar projeto para a Assembleia Legislativa para flexibilizar a norma que proíbe a comercialização nos jogos no Estado.
Em comunicado, Cabral afirmou que o Brasil tem que honrar o compromisso assumido com a Fifa e liberar a venda de bebidas alcoólicas durante o Mundial de 2014.
- O governo brasileiro e os governos estaduais reivindicaram a sede da Copa de 2014 e, sobretudo após a assinatura dos compromissos, têm a obrigação de honrar o que assinaram.
A venda de bebidas alcoólicas é um dos pontos que gera divergência na votação da Lei Geral da Copa. A Fifa não aceita a proibição e encontra a resistência de alguns deputados.
A proibição da venda de bebidas alcoólicas em estádios consta do Estatuto do Torcedor. A Lei Geral da Copa, que tramita no Congresso, prevê que os Estados fiquem responsáveis por decidir se vão ou não aceitar o comércio durante os jogos do Mundial.
O comércio de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo consta no contrato assinado pelo Brasil quando da escolha do País como sede do Mundial. Contudo, a liberação tem enfrentado resistência até mesmo dentro do governo, que já se posicionou dos dois lados da disputa. Atualmente, o Ministérios do Esporte e a presidente Dilma atuam pelo cumprimento do acordo com a Fifa.
Só mesmo a FIFA sendo o que é, e pelas práticas que adota, se pode entender que a Entidade máxima do mundo do Futebol tenha como patrocinadora uma indústria de cerveja.
Álcool é droga, não combina com esporte, saúde e "equilíbrio". É público e notório o fato de que alcoolizados, os baderneiros e brigões se tornam mais violentos e perigosos, transformando os Estádios de futebol e suas cercanias em palco de verdadeiras batalhas e selvageria. O ESTATUTO do Torcedor foi um avanço, melhorou bastante a questão da violência, vem enquadrando alguns "chefes de quadrilha" escondidos sob a capa de torcedores "organizados", e tem como um dos pilares a proibição de bebida alcoólica nos Estádios e suas proximidades.

 

El periodista y escritor uruguayo, nos invita a reflexionar acerca de cómo el miedo a tomado un lugar importante en nuestras vidas; de cómo influye en nuestro albedrio, en nuestras decisiones importantes y cotidianas; y cómo se fabrica y propaga esos miedos, muchas veces injustificados o exagerados, a través de los medios de comunicación en pro de una agenda de gobierno o interés económico - Barbet

quinta-feira, 22 de março de 2012

quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO - Ademario Ribeiro -

http://ademarioar.blogspot.com.br/2012/03/dia-mundial-da-agua-22-de-marco.html#links
(Encontro do Rio Joanes com o Ipitanga)

ABOIO E PERCUSSÃO EM LOUVOR À ÁGUA
Aos Companheiros do Projeto Encontro das Águas
Ê Rio, ê mar!
Que a aporrinhação do homem,
Seu ciúme e sua dor
Não joguem estrepe plástico chumbo
Mercúrio cádmio, manganês
Petróleo cromo arsênio ferro cobre
Detergente pesticida...BOMBA!
Sobre tuas águas ligeiras!
(Rio Muriqueira em Góes Calmon/Simões Filho)
Ê Rio, ê mar!
Os meninos brincam em tuas ingazeiras
Os animais se saciam em tuas anáguas
O namoro dos apaixonados em tuas barrancas
Os pescadores sobre teus lençóis
Azuis, cristais, práteos e verdes:
Trazem para a terra o sustento
De tuas gentes!...
(Rio JOanes em Cordoaria)
- Entram Subaé e Mataripe! Ê! Ê! –
Sai ganância: Chô! Chô!
- Entram Pojuca e Jacuipe! Ê! Ê! –
Sai ignorância: Chô! Chô!
- Entram Velho Chico e Subaé! Ê!Ê! –
Sai ganância: Chô! Chô!
- Entram Jacurana e Jaguaripe! Ê! Ê! –
Sai ignorância: Chô! Chô!
- Entram Almada e Sapato! Ê! Ê! –
Sai ganância: Chô! Chô!
- Entram Salitre e Traripe! Ê! Ê! –
Sai ignorância: Chô!Chô!
- Entram Paraguaçu e Itamboatá! Ê! Ê! –
Sai ganância: Chô! Chô!
- Entram Joanes e Itapicuru! Ê! Ê! –
Sai ignorância: Chô! Chô!..
(Mangue Maternidade Mãe Mulher: Marulho
Marola Mares Movimentos da Vida!
ÁGUA, Mãe da Vida!!!
(Rio Ipitanga em Portão)
NOTA: Cachoeira do Paraguaçu, 22 de março de 1998 – Dia Mundial da Água, Lançamento da Cartilha ECOS – SOS Água da ARUANÃ.
(Rio Joanes em Parafuso: pegue esse barco conosco!))
Créditos das fotos:
Ademario RibeiroFonte: RIBEIRO, Ademario. Poética Poranduba - Eco-Étnica. Salvador: Editora do Autor, 2001.

SOS - Aproveitem e comemorem bastante enquanto a temos - 22 de março O Dia Mundial da Água - Barbet


O planeta pede água - Por favor escutem!
Cerca de um bilhão de pessoas no planeta não têm acesso a água potável, e o número cresce a cada dia. O problema é grave, atinge tanto países pobres quanto ricos, mas tem solução. É o que mostram as imagens do livro “Blue Planet Run”, nas páginas seguintes
Fernanda Colavitti
Que nosso suplemento de água é finito e, pior do que isso, está chegando ao fim, já não é mais novidade para quase ninguém. Agora, o que fazer com a informação de que cerca de um bilhão de pessoas no mundo já não têm acesso à água potável e que esse número cresce a cada dia é o que faz toda a diferença. Expor a magnitude do problema e, ao mesmo tempo, mostrar que há solução para ele - e ao nosso alcance - é o objetivo do livro "Blue Planet Run - The Race to Provide Safe Drinking Water to the World" (Corrida do Planeta Azul - A Prova para Fornecer Água Potável e Segura para o Mundo, ainda sem tradução no Brasil) lançado por uma ONG de mesmo nome, criada em 2002 com a motivação de fornecer água potável para todas as pessoas do planeta.


O documento expõe dois projetos. O primeiro é o resultado de uma captura mundial de imagens e histórias que enfatizam o lado humano dessa crise, que alguns só conhecem por meio de números e estatísticas, e também algumas soluções comprovadas para o problema. O trabalho também documenta a iniciativa de 20 pessoas, de 13 nacionalidades, que decidiram correr por 95 dias ao redor do mundo servindo como mensageiros da seriedade da crise mundial.
Mesmo em períodos de seca, a bombad'água leva o líquido para o vilarejo de Vuma, na África do Sul. A operação dura algumas horas e custa US$ 14 mil. A idéia foi premiada pelo Banco Mundial
Hoje, a escassez de água potável afeta uma em cada seis pessoas no mundo, e as doenças relacionadas à água de má qualidade são atualmente a principal causa de mortes. Nos últimos dez anos, mais crianças morreram de diarréia do que todas as pessoas envolvidas em conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial. Em muitos países, a crise da água é a principal razão para a pobreza da população. Estima-se que 25% dos habitantes de nações em desenvolvimento compram água por preços muito altos. Em alguns casos ao custo de mais de um quarto de seus orçamentos domésticos.
Nilaawati Shelake retira água de poço em Sindhi Kalegoah, na Índia. Como muitas mulheres no país, ela é a principal coletora de água da famíliaUMA CRIANÇA VIETNAMITA Como Tran Quoc Xu gasta boa parte do dia em busca de água gratuita, caminhando longas distânciasMULHER RETIRA ÁGUA DE UMA CENTRALEM LAPORIYA, NA ÍNDIA Desde 1991, os níveis de água dos poços aumentaram de 5 para 18 metros. O aumento se deve ao resgate da técnica de captura da água da chuva
Mas, de acordo com a Blue Planet Run, há esperança, e as soluções comprovadas já existem. Segundo a ONG, a saída para metade dessa população que sofre com a escassez de água - 500 milhões dos habitantes das regiões mais pobres do mundo, sobretudo nas áreas rurais - pode ser obtida por um custo de US$ 30 por pessoa. Nada de tecnologias caras e complicadas, apenas medidas pragmáticas e tecnicamente simples, como poços, perfurações e melhor utilização da água da chuva, seriam metade do caminho para a meta de fornecer água para todos.
NÃO TEM PRA TODOS
Apenas 2,5% da água do planeta é potável
Quanta água há na Terra?
O total de água existente no planeta é de:
>>>1,4 bilhão de quilômetros cúbicos

>>>97,5% disso é composto de água salgada dos oceanos, mares e lagos. Os outros 2,5% são água potável (34 milhões de quilômetros cúbicos). Essa água não está disponível para bebermos ou para a irrigação. Sua dessalinização é muito cara.


Da água potável do planeta:
>>>69,5% não está disponível (geleiras, neve e camada de terra congelada)
>>>30,1% está em aquíferos profundos
>>>0,4% é água da atmosfera e superfície da Terra (lagos, rios, solo, umidade do ar, pântanos, plantas e animais)


Se um balde de água contivesse toda a água do mundo, uma gota do tamanho do seu do seu dedo representaria a quantidade disponível para nós. Isso equivale a 0,0001% do total Apenas 8,6 mil quilômetros cúbicos estão disponíveis para:
>>>beber
>>>irrigação
>>>descarga
>>>lavar louça etc.
8,6 mil quilômetros cúbicos é igual a 1.323 metros cúbicos de água para cada pessoa da Terra, por ano
ALÉM DA SEDE
A quantidade diária necessária de água para nos manter vivos é 2,3 litros (por meio de líquidos ou comida). Mas alguns de nós consomem mais do que outros. Nos EUA, a média de consumo diário é entre 380 e 660 litros por domicílio (o que inclui beber, tomar banho, cozinhar, lavar louça etc. Mas não inclui os 4900 litros usados pela agricultura e indústria para alimentar e vestir todas as pessoas)
Consumo de água mineral por pessoa em 2005 (em litros)
Itália
191,9
México
179,7
Espanha
147,1
França
139,1
Alemanha
128,4
Estados Unidos
99,2
Brasil
65,8
Indonésia
33,3
China
9,9
Índia
5,6
ATIVIDADES QUE DESVIAM O SUPRIMENTO DE ÁGUA:
Golfe
>> Baseado na média de uso de água dos campos de golfe dos Estados Unidos

>> 12.700 litros são usados para regar a grama a cada rodada
>> Há 16.100 campos de golfe nos Estados Unidos, com uma média de 90 rodadas por dia. Isso aumenta para 18 bilhões de litros de água usados todos os dias Piscina
>> Há cerca de 7,4 milhões de piscinas privadas na América, contendo uma média de 68 mil litros de água cada. São 427 trilhões de litros

>> Cada piscina perde cerca de 29 mil litros por mês em evaporação, sendo necessário adicionar mais e mais água.
Gramados
>> 30% a 60% de toda a água potável urbana é usada para regar gramados. 50% é desperdiçada. Quase toda essa água pode ser economizada por meio do uso de plantas nativas, que só necessitam da água da chuva
BEBER, COMER, LAVAR ...
O norte-americano em média usa, em casa, cerca de 380 a 660 galões de água por dia. É menos do que há 25 anos, mas não inclui a água usada para nos alimentar e vestir
Quantidades de água necessária para produzir algumas refeições (em litros):
250 gramas de hambúrguer
11 mil litros
Um pedaço de carne de porco
2 mil litros
Um copo de leite
1.000 litros
Salada
492 litros
Taça de vinho
250 litros
Fatia de pão
151 litros
Xícara de café
140 litros
E são necessários:
>>>10.500 litros para produzir 500 gramas de café
>>>2.600 litros para produzir 500 gramas de arroz
>>>1.670 litros para produzir 500 gramas de açúcar
>>>1.000 litros para produzir 500 gramas leite
>>>143 litros para produzir 500 gramas de trigo
1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável. Isso equivale a 1/6 da população mundial

"A compaixão pelos animais esta intimamente ligada à bondade de caráter e pode ser seguramente afirmado que, quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Arthur Schopenhauer - Barbet






Petição Pública Logotipo
Início | Criar Abaixo-assinado | Recomendar a Amigo |Abaixo-assinados Atuais |
Um dos mais antigos métodos de democracia. Petição Pública Brasil - Página Inicialwww.peticaopublica.com.br
Skip Navigation Links

Abaixo-assinado Para o fim da venda de cães no porto de Santos, para consumo dos coreanos      

Eu já li o abaixo-assinado Para o fim da venda de cães no porto de Santos, para consumo dos coreanos para MINISTÉRIOS DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, e pretendo assinar este abaixo-assinado.

Nome Completo (obrigatório)
Email (obrigatório)
Cidade (obrigatório)

CEP (facultativo)

Minas Gerais (facultativo)

Minas Gerais (facultativo)

Data de Nascimento (facultativo)
Comentários (facultativo)
Privacidade do endereço de Email:
Não me importo que o Petição Pública Brasil me contate para campanhas ou abaixo-assinados do mesmo gênero.

Conforme todos os espíritas sabem, a divulgação da doutrina chegou às telas dos cinemas, focando o grande público, e tem feito bastante sucesso, desde o primeiro filme, “Bezerra Menezes”, seguido depois pelo “Chico Xavier”, “Nosso Lar”, “As mães do Chico” e o “Filme dos Espíritos”. E vem mais dois filmes aí, um feito pelo Oceano Vieira e outro pelo nosso amigo Paulo Figueiredo - Haroldo Oliveira

Neste artigo eu passo informações, sobre a realidade financeira, que pouca gente conhece. Infelizmente não há interesse, por parte de muitos, que as pessoas saibam sobre este assunto - Alamar Régis

Previdência Privada

O assunto é sério e interessante pra muita gente

A internet é um instrumento extraordinário que a gente tem, principalmente quando a utilizamos de forma útil e objetivos nobres.

Só não podemos é ficar na ilusão de imaginar que todo mundo vai achar útil e nobre todas as nossas iniciativas, porque sempre existem mentes venenosas, perturbadas e complicadas que nunca estão satisfeitas com nada, talvez nem com elas mesmas.
Uma boa lista de e-mails de amigos que temos, pode se constituir num patrimônio que nos dá muito retorno, não necessariamente financeiro, mas outro que não tem dinheiro que pague, que é o prazer e a alegria de receber, como retorno, alguns emails de pessoas dizendo:
- “Muito obrigado. Você não tem idéia do quanto aquele seu email me foi útil, do quanto ele me fez feliz e do valor da informação que você me passou.”
Assim foi em relação a várias dicas que passei, no campo da tecnologia, relatos acerca do comportamental humano e mais recentemente sobre aquelas informações sobre as disfunções sexuais dos homens, (www.sexoclin.com) que a cada dia me traz retornos felizes.
Eu quero agora passar uma outra informação, sem a menor pretensão de estar ensinando nada para ninguém e muito menos passar “verdades” pra quem quer que seja. É apenas uma informação para que as pessoas, que a acharem conveniente e interessante, procurem por maiores detalhes, procurem saber mais e tirar a conclusão que quiserem.
Muita gente tem dificuldade com números, é fato, mas muita tem facilidade de entender o assunto.
Quero falar sobre Previdência, assunto que já falei em outro email, há uns dois anos, mais ou menos, mas vale sempre a pena voltar a falar.

A Previdência Social brasileira e sua realidade


Primeiro temos que falar sobre ela, coisa que muita gente conhece muito bem, mas nunca é tarde relembrarmos.
O Brasil vive uma das mais vergonhosas épocas da sua história, com a triste, estúpida e cruel política adotada, com relação aos pensionistas e aposentados.
Não estou fazendo discurso contra a atual Presidente do País, senhora Dilma Russef, porque o triste fato não é de autoria dela e sim deliberação da classe política, ao longo de vários anos. Este não é um discurso político, é um manifesto apartidário para ser analisado matematicamente, falando de números e de sobrevivência.

Veja esta realidade:

De cada 100 brasileiros que se aposenta hoje:

1% mantém um bom padrão de vida
25% continuam trabalhando
28% dependem de caridade
46% Dependem da ajuda da família

Isto é uma vergonha! Saber que apenas 1% dos aposentados brasileiros mantém o mesmo padrão de vida é uma vergonha e um desrespeito à dignidade humana!
Detalhe: Desses 46% que dependem de ajuda da família, 80% vive sofrendo humilhações, dentro de casa, com os parentes absolutamente indiferentes em relação a eles, filhos ou netos adolescentes se aborrecendo por qualquer coisinha que eles fazem ou dizem e até agredindo, em muitos casos. O índice de agressões a idosos é muito maior do que se pode imaginar. Tratados como “velhos chatos” e verdadeiros trapos velhos que não servem mais para nada, esta é uma realidade que ninguém fala, para não expor muito o nível de hipocrisia da sociedade
- “Porra vovô, ninguém pediu a sua opinião! O seu tempo já era!"
- "Não se mete vovó, não enche o saco.
É o que mais se ouve dentro de casa, onde tem idosos.
Enfim. Só este tópico que fala da relação da família com o idoso, daria um artigo enorme.

Empréstimos para aposentados e pensionistas

Nos tempos atuais, quando os bancos e as vampirescas financeiras criaram, com apoio do governo, o tal “empréstimo para aposentados e pensionistas”, um dos mais vergonhosos assaltos passaram a acontecer, de Norte a Sul do País, que é o roubo que muitos parentes fazem, em retirar dinheiro emprestado, para uso próprio, se utilizando dos documentos dos seus idosos, reduzindo drasticamente os valores que eles recebem por mês, que já são pequenos, sem que os mesmos possam dizer nada, sob pena da família explodir. Muitos idosos são obrigados a engolir calados as humilhações que recebem de filhos, genros, noras e netos.
Infelizmente isto é coisa que a imprensa não divulga, porque talvez não seja conveniente jornalística ou comercialmente. Politicamente, temos certeza de que não é.
É uma vergonha a gente vê, todo ano, os políticos anunciarem que o aumento dos aposentados e pensionistas sempre tem que ser menor que o do salário mínimo.
Infelizmente poucos brasileiros possuem capacidade de fazer projeções matemáticas, para perceberem o que acontece ao longo dos anos e o que virá por aí no futuro. Não é opinião pessoal do Alamar, é evidência de uma realidade matemática que ninguém pode contestar, por mais que não goste da dureza do artigo. Ainda bem que a matemática é uma ciência exata.
Um brasileiro que trabalhou por mais de trinta anos, confiando no “forte” e supostamente respeitável nome do Governo Federal, contribuindo e esperando se aposentar com um ganho mensal na faixa de, por exemplo, mais ou menos 8 salários mínimos, que era o mínimo para manter um padrão de vida justo com aquilo que ele sempre viveu, hoje é obrigado a viver com mais ou menos 3 salários, apenas, e, do jeito que a coisa vai, a matemática projeta diminuir cada vez mais.
Com certeza, daqui há alguns anos, do jeito que está, o seu ganho estará na faixa de apenas um salário mínimo, ou menos, caso esse aposentado consiga sobreviver até lá.
Vai reclamar a quem?
Chega eleição, passa eleição, nova eleição e o povo elege os mesmos políticos que adotam a mesma canalhice, em relação àqueles que fazem parte das famílias dos próprios eleitores. Mas já que as famílias não estão nem aí para os seus idosos, aqueles que viveram a vida inteira para formar a sua educação e a sua base, os seus próprios membros vão votando, votando e reelegendo, sem qualquer espaço para racionalidade e justiça.

Como será o futuro do trabalhador de hoje?


Este trabalhador, que hoje é instrumento de manobra da politicagem demagoga, está aí iludido pelo fato de ter uma carteira assinada, esperando se aposentar daqui há alguns anos, mas não pára pra pensar que a sua aposentadoria será nos mesmos padrões como vivem os que estão aposentados hoje, ou pior.
Se políticos sempre roubaram os cofres da Previdência, se existem inúmeras aposentadorias pagas a pessoas fictícias a até que já morreram, se todo tipo de safadeza e corrupção é feita com dinheiro da Previdência e ninguém vai preso, você vê alguma possibilidade disto acabar no Brasil?
Não é questão de pessimismo, mas está claro que não!!!! A tendência é aumentar os rombos e ter menos dinheiro ainda disponível para os seus verdadeiros donos.
Basta olhar pra esse quadro ao lado, que você verá a realidade das desvalorização do aposentado.
Qual a solução, então?
Passeatas? Ficar comentando dentro de casa, nas esquinas e nos bares com os conhecidos?
Não tem jeito. Com a Previdência Social não tem jeito, infelizmente.

Surge a alternativa da Previdência Privada

A Previdência Privada é a alternativa que as pessoas têm para que as suas aposentadorias não sejam humilhantes.
O que é essa tal previdência privada? Como funciona?
A previdência privada é um investimento mensal, através de um banco, uma seguradora ou uma empresa especializada nisto.
O seu dinheiro mensal é aplicado no Mercado Financeiro, que é aquilo que a gente vê todo dia no Jornal Nacional e nos demais jornais, escritos ou televisivos, anunciando os índices das Bolsas de Valores. Existe a Bolsa de Valores brasileira, que é a BOVESPA, de São Paulo, e as principais bolsas internacionais, como as Dow Jones e Nasdaq, do famoso Wall Street de Nova York, as bolsas da Alemanha, França, Inglaterra, Japão, etc... Existia também a bolsa do Rio de Janeiro, antigamente, mas hoje não existe mais.
Diariamente você vê os telejornais anunciarem que tal bolsa fechou em alta, a outra fechou em baixa, tem dias horríveis até que todas fecham em baixa, mas o normal é que fechem em alta, porque o objetivo delas é lucrar e não perder.
O interessante é que você tem informações, diariamente, de como estão os índices, para acompanhar como está o rendimento do seu dinheiro.

Como você vai investir e quando vai se aposentar

O ideal, para exemplo, é fazer investimento de no mínimo 30 anos.
Uma pessoa que começa a investir, por exemplo, aos 20 anos de idade, com uma quantia mensal de 100 reais, considerando uma taxa média de 12% ao ano, durante todo o período, deverá se aposentar aos 55 anos, em condições incomparavelmente melhores que a Previdência Social, com um ganho mensal de mais ou menos R$ 6.500,00.
Poxa, é uma diferença enorme, né?
Nos últimos dez anos, a média anual de rendimentos não ficou só em 12%, ficou bem mais, que ao longo do período a projeção daria mais de 10 mil reais por mês, na aposentadoria, mas eu não vou ficar aqui super estimando os índices, para evitar contestações.
Vou detalhar isto, mais adiante.
Mas antes vamos fazer uma comparação entre a Previdência Social e a Privada aqui.

Previdência Social

- Máxima aposentadoria: R$ 3.467,40. Não importa se você pagou para ganhar bem mais como aposentado.
- Déficit atual superior a 40 bilhões de reais. Ou seja, ela já está quebrada.
- Você não pode sacar o montante total depositado após o período de contribuição.

Previdência Privada

- Mescla renda fixa e variável, sendo que por lei, varia de 100% em renda fixa a até 49% em renda variável.
- Benefício Fiscal
- Hábito de se fazer uma poupança inteligente
- Manutenção do padrão de vida ao se aposentar
- Você pode sacar o montante total acumulado ao se aposentar.
- Os seus filhos continuam a receber integralmente, porque o patrimônio acumulado é seu. Ao contrário da previdência social, onde você não acumula nada.

Vamos explicar isto direitinho:

Na Previdência Social, que é a do Governo, a sua aposentadoria será no máximo de 3.467,40 porque o governo determinou isto. Não importa se o seu pagamento mensal seja em valores que matematicamente lhe daria 5 mil, 7 mil ou mais, de rendimentos. Dane-se você, que só receberá esse teto aí que foi determinado, e olhe lá, porque ele ainda vai sendo desvalorizado ao longo dos anos, conforme falado acima
A nossa Previdência Social, depois de tantos roubos, está praticamente quebrada, pelo seu déficit de mais de 40 bilhões de reais. Mais cedo ou mais tarde a coisa explode.
Quando você se aposentar não terá dinheiro nenhum depositado em seu nome, não terá saldo nenhum, ou seja, não terá patrimônio nenhum.
Já na Previdência Privada, o contribuinte não terá limites do valor mensal a receber e tudo vai depender de quanto ele vai contribuir mensalmente. Se você contribuir para receber, por exemplo, 15 mil reais por mês, o seu ganho mensal vai ser de 15 mil reais, porque ninguém limita nada, o que lhe dará a certeza de uma aposentadoria digna, confortável e num padrão conforme o que você sonhou e trabalhou para tal.
Existe benefício fiscal, pelos valores que você paga mensalmente. Ou seja: pode deduzir no Imposto de Renda.
Você, ao final, terá um patrimônio enorme acumulado, dinheiro que é seu e que passa de pai para filho.

Pronto. Já está claro que você não tem a menor dúvida do que seja realmente melhor. Mas tem mais coisas que é preciso falar. Talvez você tenha algumas perguntas a fazer, inclusive?

É só depositar, todo mês, esse valor aí que foi exemplificado, que a gente já garante isto?

Não. Não é só depositar os 100 reais assim. Existem dois tipos de opções de investimentos que você deve fazer, que é o renda fixa ou renda variável.
O “renda fixa” é uma renda mais segura e garantida, em compensação os rendimentos são menores, por causa dessa segurança.
O “renda variável”, quando os índices são bons, rende muito mais, mas em compensação é mais arriscada, porque há momentos em que os índices caem e ela cai também, pra menos do que o renda fixa.
Então o ideal é que desses 100 reais que você vai investir todo mês, seja aplicado, por exemplo, 40% em renda fixa e 60% em renda variável.
Inclusive há um cálculo, sugerido pelos especialistas, que diz o seguinte: pegar sua idade e subtrair de 80, o resultado aplica-se em renda variável. Exemplo: Uma pessoa com 50 anos deve pegar 80-50=30 (deve fazer uma carteira com 30% em renda variável e 70% em renda fixa)

E com a gente vai ficar sabendo quais os melhores percentuais devemos dividir os nossos investimentos?

Geralmente a empresa, na qual você está fazendo os seus investimentos, vai lhe dar sempre as melhores orientações, partindo do princípio que ela vive isto no seu dia-a-dia e sabe todos os macetes.

Outro fator importante demais

É importantíssimo e fundamental você saber escolher com qual o gestor da sua previdência: empresa, banco ou seguradora que vai fazer este seu investimento, porque tem fatores que implicam no seu maior ou menor sucesso, que são

1) Rentabilidade nos últimos 5 anos

É necessário você procurar saber isto, para conhecer o histórico do gestor, mas lembrando que rentabilidades passadas não garantem rentabilidades futuras. Há gestores, por exemplo, que nos últimos cinco anos, renderam só um determinado percentual enquanto outros renderam muito mais.
2) Taxa de Administração

É uma taxa cobrada pelo gestor sobre o capital total, incluindo os rendimentos. Muito cuidado com essa taxa, pois ela pode reduzir, e muito, o valor do seu investimento. Há gestores que cobram mais que outros, e nisto você vai perdendo ou vai ganhando.

3) Taxa de carregamento

A taxa de carregamento é definida em termos percentuais e incide sobre todas as contribuições que você efetuar a um plano de previdência. Enquanto a taxa de administração tem como objetivo compensar o gestor pelo seu trabalho gerindo os recursos do fundo, a taxa de carregamento busca compensar a instituição financeira pelas suas despesas com corretagem e venda do plano. Ou seja, se o investidor aplica R$ 100,00 mensais com uma taxa de carregamento de 5%, desses 100 reais investidos, R$ 95,00 apenas estão sendo aplicados e R$ 5,00 estão indo diretamente para a instituição contratada. Tem que saber, então, qual a taxa de carregamento. O ideal é que seja abaixo de 5%.
É importante mesmo, lembrar que deve-se tomar cuidado na escolha da instituição para este investimento, por causa do seu longo período. Pode-se obter informações sobre a empresa no site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) na internet. O ideal é ser uma empresa conhecida e referência no mercado.
Mas ainda há mais dois outros fatores, opcionais, que você tem na hora de decidir, que são o PGBL e o VGBL.

Que diabo é isto, Alamar?

PGBL:

- Permite abatimento das contribuições no Imposto de Renda, em até 12% da renda bruta anual.
- Ideal para declaração completa no IR
- Tributação no resgate sobre o total (contribuição + rendimento)

VGBL:

- Não permite abatimento das contribuições no Imposto de Renda.
- Ideal para declaração simplificada, isento do IR, ou quem já abate 12%.
- Tributação no resgate somente sobre os rendimentos.

Os bancos querem você investindo

Claro. Eles vivem a oferecer previdência privada para os seus clientes o tempo todo, porque cobram altas taxas de administração e de carregamento. Todo mundo vai aceitando, aceitando, aceitando... para agradar ao gerente, sem ter a menor idéia do que seja isto e sem saber, também, que é possível existir outros gestores que não cobram tão alto e lhe proporcionam muito mais.
Se você, que entender bem esta idéia, tiver planos para fazer previdência privada e decidir fazer com o banco com o qual opera, talvez pra ficar bem com o gerente, tudo bem porque é o seu livre arbítrio que está decidindo; mas se achar que quem deve ser mais importante nesta situação é você mesmo e não o gerente, só tenho a informar que existem opções onde taxa de administração e taxa de carregamento quase não existem, o que, por causa disto, vem representar rendimentos bem mais vantajosos.

Existe também a portabilidade

Algumas pessoas talvez digam:
- “Eu já faço uma previdência privada, com o banco tal, há vários anos”.
Ótimo. É um bom sinal, porque já sabe o que é isto. Só que o fato de fazer com banco, com certeza já paga altas taxas, o que vai implicar em muito nos valores reais dos seus benefícios ao final.
Você pode fazer o que se chama de portabilidade, ou seja, transferir essa sua previdência privada para um outro gestor, onde as taxas são bem mais baixas. Não tem nada de ficar com vergonha, ficar sem jeito na hora de dizer isto ao gerente, achar que deve alguma satisfação ao “seu” banco e coisas desta natureza; afinal de contas, estamos falando de futuro, de coisa séria, de segurança e de vida. Não vá querer ficar na ilusão de que banco vai lhe amparar na velhice, porque pra banco você só é interessante enquanto tem dinheiro pra depositar lá. Que se danem os que não têm dinheiro.
E tem outra coisa, a portabilidade de uma previdência privada é GRATUITA e não tem complicação nenhuma. Se alguém vir com conversa de que você vai ter despesa e que vai perder dinheiro, não vá na onda.

Mas... se o gestor quebrar?

Se há esta probabilidade para uns, há para outros, em igualdade. Não fique aí pensando que banco é cem por cento seguro, porque inúmeros bancos poderosos fecharam. Se nem o governo é cem por cento seguro, para efeito de previdência, conforme o que argumentamos e você está vendo aí, a todo momento, pela televisão, como pode esperar essa perfeição de outros?
O segredo, para esta segurança, está no fato de você criar o hábito de viver acompanhando os informativos econômicos das instituições, pra saber como anda cada uma delas, principalmente aquela onde você aplica, a fim de não ser pego de surpresa.
Banco nenhum quebra da noite para o dia, seguradora também não. As publicações que aparecem diariamente nos cadernos econômicos vão dando notícia de como vai cada uma e você terá tempo suficiente para retirar a sua aplicação de uma e fazer portabilidade para outra, assim que surgir informações ruins sobre a sustentabilidade de cada uma.
As informações que passaremos aos amigos que possam estar interessados em avançar neste assunto, dizem respeito a gestor que tem mais de um século de atuação no mercado, que tem porte gigantesco e segurança que não é menor que nenhuma outra instituição que faz isto no Brasil.

Para concluir, digo que é algo muito sério para se decidir, porque implica em investimento a longo prazo, para garantir algo muito sério que é a aposentadoria, e todos os detalhes devem ser observados muito cuidadosamente, sem erro.

Fica então a informação básica aí.

Para a apreciação de todos.

Com um forte abraço.

Alamar Régis Carvalho