sexta-feira, 22 de maio de 2009

A GUERRA ENTRE OS GALIBIS E OS PALIKUR - Ir Alberto


Os indios em seu estado natural eram analfabetos. Entretanto eles cultivam a sua história através da tradição oral. Os mais velhos contam para os mais novos tudo o que aconteceu na tribo.

Os galibis sempre foram uma nação formada por pessoas dóceis. Nunca fizeram guerras a vizinhos. Jamais praticaram um único pecado contra Deus e um único crime contra o próximo .Nunca tiveram escrituras sagradas e nem profetas. Nunca fizeram guerra de conquista

Entretanto o Gilberto Adamatis, estudioso e admirador da civilização galibi , como eu, conseguiu encontrar um trabalho de um antropólogo que conta que os Galibis guerrearam com os Palikur lá pelos anos 1.600. DC Sintese da materia está acima.

Mas é apenas uma hipótese e se verdadeira há várias versões que nao cabe aqui discorrer. Talvez em outro e-mail eu ou o Gilberto façamos.

Mas esta guerra teria mesmo ocorrido ? E se verdadeira, como fica a história que os galibis viveram doze mil anos sem cometer um unico pecado contra Deus e nenhum crime contra o próximo. Se guerra houve, com certeza os galibis derramaram sangue do inimigo e este deles. A afirmação de que os galibis nunca tiveram inimigos vem por terra. É destruida.

A versão do Irmão Alberto, que não tem a pretensão de ser a unica verdadeira.

"Os indios praticam esportes como nós brancos. E um dos esportes dos indios é simular uma guerra entre duas tribos vizinhas , de modo geral de etinias diferentes. Julgo que ai está a resposta para esta "guerra". Uma guerra esportiva, sem sangue. Isto fazem os filhotes de leões , de tigres, de leões marinhos etc. Os irmãos lutam entre si para se prepararem para enfrentar seus predadores. Os indios realizavam este esporte com o fim de adestrarem os guerreios. Não havia mortes, não havia derrame de uma gota de sangue.

Concluida a luta , todos participam de uma grande festa em ambiente de total fraternidade.

Para um branco entender isto pode ser dificil Mas para o homem selvagem não.

Vamos fazer um exercício de memoria

Um indio galibi vem até uma cidade e é levado a assistir uma luta de box. Ele vê dois brancos se batendo, as vezes até tirando sangue um do outro. Até que um dá um grande murro no outro ( nock out) prostrando -o ao solo. A luta acabou.

Se disserem ao indio galibi que aquilo é um esporte , que antes e depois da luta, os lutadores são amigos, que fazem isto para entreter o publico e ganhar uma bolsa , ele não entenderá.

A impressão que levará para seus compatriotas é que o homem branco é um " selvagem" , um ser perverso, que bate e machuca o seu próximo. Que desrespeita as leis do Grande Espirito que manda amar o proximo, não feri-lo, não lhe bater.

Esta é minha versão para a guerra entre os palikur e os galibis. que teria ocorrido no longinquo seculo XVI. Esta guerra nunca
aconteceu

Se me fosse dado o direito de dizer se é o povo de de Israel ou o galibi o povo escolhido por Deus eu diria sem nenhuma dificuldade , que era o povo galibi. Contra os galibis pesa que tiveram uma unica guerra no ano de 1.600 . Já os judeus desde que foram fundados por Abrahão ha quatro mil anos atras não passaram um unico ano sem guerrear com vizinhos.

Pensemos nisto

Ir alberto







Nenhum comentário:

Postar um comentário