segunda-feira, 25 de maio de 2009

Neste ano de 2009 em Pirinopolis, a Festa do Divino - Bismarck Frota de Xerez


Esta festa foi criada por Isabel de Portugal, esposa de Diniz, fundador da Universidade de Coimbra.
Isabel de Portugal é nome de Teatro no Recife e inumeros Municipios no Brasil.
Depois de sete séculos do seu falecimento, não só seu corpo fisico está incorruptivel no Convento das Clarissas em Coimbra, onde estive, sob forte emoção, ela sobrevive na Festa do Divino, festa criada por ela e espalhada por todo o mundo onde os portugueses marcaram a cultura.

Acabo de ver o jornal local, onde num muncipio do norte paranaense, colonização de menos de setenta anos, celebram a Festa do Divino como Isabel de Portugal iniciou e propagou.
Tem gente que se encanta com o poder das midias, poder grande, mas enquanto se encantam com as midias, não veem a força do povo que quer ser PROTAGONISTA, entre outras coisas, nisso Isabel de Portugal foi genial, na idade média clerical entregou ao povo, literalmente entrega, pois os festeiros são eleitos no ano anterior, com mandato de um ano para dirigir a SUA festa. As pessoas aderem, se inscrevem para PARTICIPAR da Festa.
No formato da Festa não existe expectador entre os participantes.
Poder religioso e poder civil lutam entre si para ver quem toma do POVO a sua festa e a MANIPULAM. Lutam para saber quem vai deturpar o "desenho" que Isabel de Portugal deu à Festa do Divino.
O POVO resiste.
Bismarck Xerez

Nenhum comentário:

Postar um comentário